Artigos

12
Jan

Nota sobre a matéria "Produção de tecnologia evita a “fuga de cérebros" da SBPC

Em relação à matéria "Produção de tecnologia evita a “fuga de cérebros”, publicada no Jornal da SBPC (ANO XXX - No 772 - SÃO PAULO, DEZ 2016 - JAN 2017 - ISSN 1414-655X), disponível em: http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2016/12/JC_772.pdf, entendemos que cabe o esclarecimento que se segue.

18
Aug

Notas sobre o livro Domain-Driven Design

Apresento aqui algumas notas de leitura sobre o livro "Domain Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software", de Eric Evans. O DDD, design dirigido pelo domínio, é uma abordagem de desenvolvimento de software voltado para domínios complexos. Conjuntamente com os princípios SOLID, padrões de projetos, escrita de código limpo e desenvolvimento dirigido por testes, considero o DDD uma das grande práticas para que o desenvolvedor faça um uso mais correto e proveitoso do paradigma de orientação a objetos.

Texto disponível em: https://github.com/leonardofl/ddd/raw/master/ddd.pdf.

13
Apr

Some hints on installing Arch Linux on Dell Vostro 5480

Arch Linux is a great distro for people who wants to learn the behind the scenes about GNU/Linux systems. And it's a good way to assemble a very light environment. Morever, the community is very engaged by producing documentation and providing install packages.

Here are some additional hints for helping you on the first steps of Arch Linux installation. I'm posting them because I had some difficulties with such points. But reading the official documentation is mandatory ;)

21
Jul

Dicas FISL16

Vai aqui uma lista de algumas indicações de programas, tecnologias, lugares, mídias etc. sobre as quais ouvi falar no FISL16. Possivelmente vale a pena dar uma conferida nelas!

21
Jun

Google, Microsoft e Apple unidas por uma web menos livre

Iniciativa conjunta vai impactar diretamente na privacidade e autonomia dos usuários, seus dados serão coletados sem seu consentimento e você não poderá fazer nada sobre isso.

A "web" (www) e a internet tem como uma de suas características fundamentais a utilização de padrões abertos, públicos e transparentes.

28
Feb

Dia Internacional dos Dados Abertos 2015

No dia 21/02/2015 foi celebrado o Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day). Para comemorá-lo, diversas organizações de todo o mundo realizaram eventos em suas cidades.

A ideia geral dos eventos era realizar atividades ligadas à temática de Dados Abertos, que geralmente se focam em dados governamentais - mas não precisa ser restrito, em alguns países já há um debate sobre dados corporativos abertos, mas esse debate deixo para outro texto. =)

Aqui em São Paulo as atividades foram organizadas por nós, do PoliGNU, a comunidade Transparência Hacker, e a Controladoria Geral do Município (CGM-SP), teve apoio financeiro da Open Knowledge Foundation e teve como sede o Laboratório Hacker, se focou em dados e informações públicas e contou com mais de 30 pessoas ao longo do dia.

18
Nov

20 anos de design patterns

Neste sábado, 15/11/14, tive a oportunidade de assistir a uma palestra com Ralph Johnson no Centro de Competência em Software Livre da USP. O Ralph eh um dos Gang of Four, os autores do clássico livro sobre Design Patterns [1] publicado em 1994, um dos livros mais conhecidos da história da programação.

 

E este post conta sobre essa palestra...

13
Jul

Carta Aberta - Asilo a Snowden no Brasil

CARTA ABERTA
À Presidenta da República, Dilma Vana Rousseff,
Nós, representantes de entidades e organizações da sociedade civil brasileira, panamericana e internacional, solicitamos ao governo brasileiro que assuma uma postura pública em relação ao pedido de asilo efetuado por Edward Snowden, levando em consideração as manifestações de apoio amplamente expressas pela sociedade. O Brasil foi o que mais se beneficiou das revelações de Snowden, que denunciaram a estratégia de espionagem cibernética realizada pela Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana sobre dados sigilosos e privados de outros países. Dentre os quais, dados da própria Presidenta e da empresa estatal Petrobras.

16
Jun

O Impacto do Marco Civil da Internet brasileiro na Itália

Você sabia que o Marco Civil da Internet construído no Brasil está impactando em todo o mundo? O Parlamento Italiano tem debatido seu próprio Marco Civil da Internet ouvindo e entendendo muito do que é o nosso Marco Civil, uma verdadeira referência internacional. Acompanhe ao vivo.

Pages

Subscribe to Artigos