23
Feb

Sobre o artigo do Radar publicado na revista Leviathan

É com grande satisfação que anunciamos a publicação do nosso artigo acadêmico sobre o Radar Parlamentar:

Neste post vamos contar um pouquinho sobre os objetivos e contribuições do artigo!

Portuguese, Brazil

Open Data Day SP - 2017

The Internation Open Data Day was celebrated, for the seventh time, on March 04th 2017 all around the globe.
It is always a good opportunity to present OpenData and show its benefits for newcomers.

This year, as a joint initiative between PoliGNU, PoliGen, MariaLab e Transparência Hacker, on the Human Rights trail, we focused on the discussion about women participation on public policy development by looking to related Open Data. All this was possible thanks to the financial aid from Open Knowledge Internation financial, and also Artigo 19, SPAC, Open Contracting Program of Hivos and Foreign Commonweath Office.

See how was the event on this post!

English

Open Data Day SP - 2017

No dia 04/03/2017 celebramos o Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day) que ocorreu, pela sétima vez, concomitantemente em diversos países mundo afora.
É sempre uma oportunidade de divulgar o que são e mostrar os benefícios dos dados abertos (open data). Este ano, haviam quatro trilhas nas quais os eventos poderiam se focar: ciência aberta, monitoramento de fluxos de dinheiro público, meio ambiente e direitos humanos.

Numa iniciativa conjunta entre PoliGNU, PoliGen, MariaLab e Transparência Hacker, dentro da trilha de direitos humanos, decidimos discutir a participação das mulheres no desenvolvimento de políticas púbilcas a partir de dados abertos.

Veja neste post um pouco mais de como foi o evento!

Portuguese, Brazil
12
Jan

Nota sobre a matéria "Produção de tecnologia evita a “fuga de cérebros" da SBPC

Em relação à matéria "Produção de tecnologia evita a “fuga de cérebros”, publicada no Jornal da SBPC (ANO XXX - No 772 - SÃO PAULO, DEZ 2016 - JAN 2017 - ISSN 1414-655X), disponível em: http://jcnoticias.jornaldaciencia.org.br/wp-content/uploads/2016/12/JC_772.pdf, entendemos que cabe o esclarecimento que se segue.

28
Aug

Uspopulares: analisando a quantidade de downloads de teses e dissertações da USP

A USP tem o portal que possibilita o acesso a dissertações de mestrado, teses de doutorado e teses de livre docência publicados pela Universidade. Em uma página de uma tese temos meta-dados interessantes, como a unidade, área de conhecimento, orientador e quantidade de downloads do documento.

No entanto, os meta-dados não estão disponíveis como dados abertos (deviam!), o que dificulta análises automatizadas. Por isso eu criei um web crawler, que é um robô que acessa cada página do portal e baixa os meta-dados para um arquivo em formato aberto (json). Para construir o crawler utilizei o framework Scrapy (linguagem Python), que se mostrou uma excelente escolha.

Esse código já é a base para a futura construção de uma aplicação, na qual o usuário possa estabelecer critérios de comparação para explorar essa base de dados. Além disso, espero construir algumas visualizações gráficas desses dados também. Por ora, fiz uma análise preliminar efetuando comandos diretamente na base de dados. 

Portuguese, Brazil
18
Aug

Notas sobre o livro Domain-Driven Design

Apresento aqui algumas notas de leitura sobre o livro "Domain Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software", de Eric Evans. O DDD, design dirigido pelo domínio, é uma abordagem de desenvolvimento de software voltado para domínios complexos. Conjuntamente com os princípios SOLID, padrões de projetos, escrita de código limpo e desenvolvimento dirigido por testes, considero o DDD uma das grande práticas para que o desenvolvedor faça um uso mais correto e proveitoso do paradigma de orientação a objetos.

Texto disponível em: https://github.com/leonardofl/ddd/raw/master/ddd.pdf.

13
Apr

Some hints on installing Arch Linux on Dell Vostro 5480

Arch Linux is a great distro for people who wants to learn the behind the scenes about GNU/Linux systems. And it's a good way to assemble a very light environment. Morever, the community is very engaged by producing documentation and providing install packages.

Here are some additional hints for helping you on the first steps of Arch Linux installation. I'm posting them because I had some difficulties with such points. But reading the official documentation is mandatory ;)

23
Sep

Elasticsearch no Radar Parlamentar: filtrando votações por palavras-chaves

Radar Parlamentar e ElasticSearchO Radar Parlamentar mostra a conjuntura de uma casa legislativa considerando um certo conjunto de votações realizadas nessa casa. Uma das principais maneiras de selecionar esse conjunto de votações é determinar o período. Exemplo: quero analisar o posicionamento dos parlamentares considerando o ano de 2014. Outra abordagem complementar é por tema: quando o assunto é "meio ambiente", por exemplo, será que as proximidades entre parlamentares se alteram muito em relação ao quadro original que considera todas as votações do período? Para possibilitar tal análise, o Radar possui uma funcionalidade de filtro de palavras-chaves. O usuário pode entrar com palavras como “ambiente, verde” e ver o que acontece.

Portuguese, Brazil
21
Jul

Dicas FISL16

Vai aqui uma lista de algumas indicações de programas, tecnologias, lugares, mídias etc. sobre as quais ouvi falar no FISL16. Possivelmente vale a pena dar uma conferida nelas!

Pages