Oficinas

11
Jan

Oficina de CAD

Em 03 de janeiro de 2012, o PoliGNU inaugurou o ano realizando uma oficina sobre CAD, sistemas de desenho para engenharia. Esta atividade foi realizada para retomar o projeto do “CAD Livre”, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de um CAD livre, em especial para engenharia civil.

Portuguese, Brazil
13
Apr

OFICINA PYTHON

Nesta quinta-feira, 14/04/2011, dando continuidade ao PAPO de segunda, realizaremos a oficina de Python.

Python é uma linguagem de alto nível, orientada a objetos é muito comum dentro do desenvolvimento de aplicações para o Ubuntu (distribuição GNU-Linux). Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

Esta oficina será um pouco diferente das anteriores visto que será no Pyhton no formato Dojo com o participação de Rodolpho Eckhardt.

Não é necessário conhecimento prévio ou inscrição - basta comparecer no Escritório Piloto (sala S-33 do prédio da Civil na Poli) no horário marcado.

Portuguese, Brazil
25
Oct

OFICINA DE GIT

Na próxima segunda-feira, 31 de outubro de 2011, às 18h, o PoliGNU promoverá mais uma oficina neste semestre, desta vez sobre Git. A oficina contará com a presença de João Paulo Condé Oliveira e ocorrerá na sede do Escritório Piloto (sala S-33do prédio da Engenharia Civil).

Portuguese, Brazil
21
Mar

Oficina de HTML5

 

O PAPo (Papo Aberto do PoliGNU) foi bem-recebido pela comunidade politécnica na última segunda-feira e contou com mais de 15 pessoas dos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia Civil, Engenharia Química e Jornalismo.

Com o intuito de aprofundar um pouco mais o tema HTML5, o PoliGNU (grupo de estudos de Software Livre da Poli-USP) realizará nesta quarta-feira (23/03/2011), como parte de seu programa de oficinas e discussões, a oficina introdutória de HTLM5.

HTML5 é a quinta versão da linguagem HTML. Esta nova versão traz consigo importantes mudanças quanto ao papel do HTML no mundo da WEB, trazendo novas preocupações como semântica e acessibilidade, com novos recursos antes só possíveis por meio de outras tecnologias, e trazendo uma importante disseminação dentre todos os novos navegadores de internet, tornando-o mais universal.

Participe e se possível, traga seu notebook ;-)

Portuguese, Brazil
13
Oct

OFICINA DE BLOG

Na próxima segunda-feira, 17/10/2011, às 17h, o PoliGNU promoverá mais uma oficina neste semestre: BLOG!

Portuguese, Brazil
15
Mar

Oficina de Expressões Regulares

 

O PoliGNU (grupo de estudos de Software Livre da Poli) realizará esta semana, como parte de seu programa de oficinas e discussões, uma
oficina introdutória a expressões regulares.

Expressões regulares são uma forma prática e poderosa de encontrar padrões de texto e aplicar substituições estruturadas a suas ocorrências.

Portuguese, Brazil
6
Aug

OFICINA ABERTA DE PROGRAMAÇÃO

O PoliGNU fará sua primeira oficina aberta de programação do 2º semestre de 2011 na próxima segunda-feira, 08 de agosto, a partir das 18h.

Usando a metodologia de aprendizado a partir da resolução de problemas, o foco desta oficina será Python (mas quaisquer conhecimentos em outras linguagens serão bem-vindos).

Local: Escritório Piloto - sala S-33 do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária (Butantã)

Portuguese, Brazil
15
Dec

Realizada Primeira Oficina de LaTeX

 

Portuguese, Brazil
24
Apr

Oficina DataScrap

Na próxima quinta-feira, 2804/2011, o PoliGNU promoverá outra oficina, desta vez a temática é DATA SCRAPING.

Data scraping (ou raspagem de dados) é uma técnica na qual um programa de computador extrai dados de saída legível para humanos, proveniente de um outro programa ou arquivo, e disponibiliza estes dados de modo que se tornem legíveis para outros programas de computador. Isso é bastante útil ao fazer pesquisas ou mesmo quando se deseja saber algo sobre o poder público.

Esta oficina será conduzida por Pedro Belasco.

Não é necessário conhecimento prévio ou inscrição - basta comparecer no Escritório Piloto (sala S-33 do prédio da Civil na Poli) às 18h.

A quem tiver e puder, pede-se que traga seu notebook ;-)

Portuguese, Brazil
2
Nov

Oficina de LaTeX: novas datas

 

oficina de LaTeX que nós, do PoliGNU, ofereceremos no dia 8/6 teve uma procura muito superior ao que esperávamos, muito além do que a sala em que realizaremos a oficina comporta. Sendo assim, ofereceremos a mesma oficina novamente nos dias 15 e 17/6, das 11h às 13h, em local a ser confirmado, apenas para os que já manifestaram interesse em participar.

Portuguese, Brazil