OFICINA DE GIT

Na próxima segunda-feira, 31 de outubro de 2011, às 18h, o PoliGNU promoverá mais uma oficina neste semestre, desta vez sobre Git. A oficina contará com a presença de João Paulo Condé Oliveira e ocorrerá na sede do Escritório Piloto (sala S-33do prédio da Engenharia Civil).

O que é o Git?
Git é um sistema de controle de versão distribuído (simliar ao CVS, SVN, entre outros) com ênfase em velocidade. O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux.

Cada diretório de trabalho Git é um repositório com todos os históricos e habilidade total de controle das revisões, não dependente de acesso a uma rede ou a um servidor central.

Por que usar um sistema de controle de versão (ou versionamento)?
São sistemas com a finalidade de gerenciar diferentes versões no desenvolvimento de um documento qualquer. Esse tipo de sistema é muito presente em empresas e instituições de tecnologia e desenvolvimento de software. É também muito comum no desenvolvimento de software livre. É útil, em diversos aspectos, tanto para projetos pessoais pequenos e simples como também para grandes projetos comerciais.

Principais vantagens em usar um sistema de versionamento:
- controle do histórico permite rastrear as alterações feitas durante o desenvolvimento de software ou o desenvolvimento de um documento de texto qualquer;
- proporciona e incentiva o trabalho em equipe;
- possibilita fazer marcações e resgate de versões estáveis;
- viabiliza a ramificação de projeto para que hajam trabalhos em paralelo sendo desenvolvidos.

Mais informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_controle_de_versão
http://pt.wikipedia.org/wiki/Git
http://git-scm.com/download

Caso possua, traga seu notebook!

Portuguese, Brazil
tags: 
Atividade: 

No comments available.

Add new comment