Add new comment

18
Aug

Notas sobre o livro Domain-Driven Design

Apresento aqui algumas notas de leitura sobre o livro "Domain Driven Design: Atacando as Complexidades no Coração do Software", de Eric Evans. O DDD, design dirigido pelo domínio, é uma abordagem de desenvolvimento de software voltado para domínios complexos. No DDD, o software possui uma camada baseada em um modelo rico do domínio, sendo essa camada isolada dos aspectos mais técnicos do sistema. Conjuntamente com os princípios SOLID, padrões de projetos, escrita de código limpo e desenvolvimento dirigido por testes, considero o DDD uma das grande práticas para que o desenvolvedor faça um uso mais correto e proveitoso do paradigma de orientação a objetos. Os objetivos desse documento são:

  •     Ser um exercício pessoal de fixação e assimilação de minha leitura do livro.
  •     Ser uma referência rápida sobre DDD conforma a visão de Eric Evans.
  •     Fornecer uma visão geral sobre o livro Domain Driven Design para outras pessoas.

Acredito que a leitura desse documento de apenas 13 páginas seja uma boa para quem queira ter uma rápida ideia sobre o que trata o livro de Eric Evans (que, aliás, possui 528 páginas).

Na seção "6. Entidades e suas regras de negócio" apresento uma polêmica envolvendo a modelagem baseada em DDD. Em especial sobre essa seção 6, eu gostaria de ouvir seu comentário.

Texto disponível em: https://github.com/leonardofl/ddd/raw/master/ddd.pdf.

Leonardo Leite