Add new comment

28
Feb

Dia Internacional dos Dados Abertos 2015

No dia 21/02/2015 foi celebrado o Dia Internacional dos Dados Abertos (Open Data Day). Para comemorá-lo, diversas organizações de todo o mundo realizaram eventos em suas cidades:

A ideia geral dos eventos era realizar atividades ligadas à temática de Dados Abertos, que geralmente se focam em dados governamentais - mas não precisa ser restrito, em alguns países já há um debate sobre dados corporativos abertos, mas esse debate deixo para outro texto. =)

Aqui em São Paulo as atividades foram organizadas por nós, do PoliGNU, a comunidade Transparência Hacker, e a Controladoria Geral do Município (CGM-SP), teve apoio financeiro da Open Knowledge Foundation e teve como sede o Laboratório Hacker, se focou em dados e informações públicas e contou com mais de 30 pessoas ao longo do dia.

A dinâmica do evento começou com as pessoas presentes se apresentando, e neste momento já foi possível perceber a grande diversidade de formações e áreas de atuação. Haviam ali engenheiros, arquitetos, estudantes, servidores públicos, pesquisadores, programadores, jornalistas, comunicadoras, antropólogas, advogados e por ai vai. Essa diversidade faz toda diferença neste tipo de atividade, pois o olhar conjunto e a troca de experiências traz uma riqueza única ao evento.

Após as apresentações pessoais, foram levantados alguns temas de interesse dos presentes, principalmente a questão da água e o transporte na cidade de São Paulo. Nessas duas temáticas foram listadas e elencadas diversas bases de dados que já estavam disponíveis, outras que não estavam mas que poderiam ser interessantes, e também ideias de projetos a serem desenvolvidos. Vale lembrar que num hackathon os projetos desenvolvidos não precisam envolver necessariamente programação, pode ser um texto, um artigo, um infográfico, vai depender das habilidades e interesses dos participantes!

detalhe sabespApós a conversa inicial, um dos grupos que se formou decidiu trabalhar na questão da água, eles elencaram as bases disponíveis e começaram a pensar o que poderia ser feito com essas bases. Eles foram documentando o processo neste pad: https://pad.okfn.org/p/dados-aguas-sp. No fim do dia o grupo conseguiu, além do que está no pad, criar o website "Clientes Premium Sabesp (beta)". A SABESP (empresa que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo) possui uma série de contratos com empresas que fazem com que o preço da água consumida por essas empresas seja mais baixo quanto mais elas gastarem, a lógica inversa do que acontece com os clientes residenciais. Com este projeto, você consegue visualizar o quanto cada consumidor "Premium" consome com relação a uma família padrão.

Outro grupo de pessoas se focou em fazer pedidos via Lei de Acesso à Informação. Foram listadas diversas bases, dados e informações que poderiam ser interessantes, e em seguida os pedidos de acesso foram redigidos e enviados pelas plataformas oficiais. Os pedidos foram documentados nesta planilha e podem ser acompanhados com o número do protocolo listado nela. Foram realizados 12 pedidos, todos tratando das temáticas de transporte e água. Alguns deles tratam de solicitação de dados e outros solicitam apenas listagens das bases de dados das empresas, para que possam servir de subsídio para futuros pedidos.

Algumas pessoas ainda decidiram fazer uma modificação no projeto Mananciais, de autoria de Miguel Peixe, desenvolvedor do Código Urbano. Esse projeto mostra os índices dos mananciais do Estado de São Paulo. Porém, ele apresenta os dados oficiais, que contém alguns erros de cálculo. Assim, o projeto desenvolvido durante o Open Data Day buscou refazer alguns cálculos para mostrar a real situação do reservatório cantareira, conforme pode ser visto na página do projeto.detalhe sabesp O fork do projeto ainda é uma página estática, e não está contemplando as atualizações períodicas que o projeto original faz, então sintam-se à vontade para colaborar com o mesmo.

 

No fim das contas o saldo foi muito positivo, e parece que as pessoas que participaram, em sua grande maioria pela primeira vez num hackathon (que estava mais para HackDay), gostaram da atividade e entenderam a máxima do evento:

 

"Se não estiver divertido é porque está errado!"

Obrigado a todos que estiveram presentes!

Alguns links relativos à atividade:

https://pad.okfn.org/p/dados-aguas-sp
https://pad.okfn.org/p/opendataday-sp-2015
https://github.com/thacker/mananciais
https://thacker.github.io/mananciais
https://github.com/thacker/aguasp
https://thacker.github.io/aguasp
http://cafehacker.prefeitura.sp.gov.br/?p=698
http://blogs.estadao.com.br/codigo-aberto/voce-ja-foi-a-uma-maratona-hacker-entao-va/
http://radios.ebc.com.br/ponto-com-ponto-br/edicao/2015-02/entenda-como-dados-abertos-podem-ajudar-no-exercicio-da-cidadania

E seguem mais algumas fotos da atividade....