Radar Parlamentar

Radar Parlamentar (antigo camaraws)
 
 
O Radar Parlamentar é um aplicativo que determina "semelhanças" entre partidos políticos baseado na análise matemática dos dados de votações de projetos de lei na casa legislativa. Essas semelhanças são apresentadas em um gráfico bi-dimensional, em que círculos representam partidos e a distância entre esses círculos representa o quão parecido esses partidos votam.
 
Neste projeto pretendemos brincar um pouco com os dados das proposições legislativas.
 
Qualquer ajuda é bem vinda =)
 
Licença do projeto: GPL v3
O desenvolvimento deste projeto já foi iniciado?: 
Sim
23
fev

Sobre o artigo do Radar publicado na revista Leviathan

É com grande satisfação que anunciamos a publicação do nosso artigo acadêmico sobre o Radar Parlamentar:

Neste post vamos contar um pouquinho sobre os objetivos e contribuições do artigo!

Português, Brasil
23
set

Elasticsearch no Radar Parlamentar: filtrando votações por palavras-chaves

Radar Parlamentar e ElasticSearchO Radar Parlamentar mostra a conjuntura de uma casa legislativa considerando um certo conjunto de votações realizadas nessa casa. Uma das principais maneiras de selecionar esse conjunto de votações é determinar o período. Exemplo: quero analisar o posicionamento dos parlamentares considerando o ano de 2014. Outra abordagem complementar é por tema: quando o assunto é "meio ambiente", por exemplo, será que as proximidades entre parlamentares se alteram muito em relação ao quadro original que considera todas as votações do período? Para possibilitar tal análise, o Radar possui uma funcionalidade de filtro de palavras-chaves. O usuário pode entrar com palavras como “ambiente, verde” e ver o que acontece.

Português, Brasil
9
jun

Entrega Contínua no Radar Parlamentar

A ideia de entrega contínua é que cada entrega no repositório que passe por uma bateria de testes automatizados deva ser automaticamente implantada em produção! Ou seja, fez commit, já tá em produção! Confira nesse post a implementação de um fluxo de entrega contínua para o projeto Radar Parlamentar!

Português, Brasil
14
fev

A qualidade das análises PCA dependem da quantidade de votações analisadas?

CircleEm nossa lista de discussão sobre o Radar Parlamentar, recentemente surgiu o questionamento seguinte: "Sabemos que quanto mais votações analisadas em um período, maior será a qualidade da análise para aquele período. No entanto, existe algum mínimo de votações para determinar uma qualidade mínima? isso depende do número de partidos ou de parlamentares no nosso caso?", e também "De fato, acho que temos que estabelecer um parâmetro mínimo de qualidade dessa informação. E faz sentido que seja relacionado ao número de parlamentares e também ao número de partidos. Mas... como fazer?". Este artigo busca esclarecer alguns pontos relacionados à "qualidade" das análises.

Português, Brasil
11
ago

Reunião do Radar Parlamentar - 09/08

Data: 9 de agosto de 2012

Presentes: Diego, Haydée, Leonardo, Roberto e Saulo (virtual)

Pessoas envolvidas (ou com potencial de serem envolvidas):

  • Augusto (mestrando UFRGS)

  • Daniela Silva (Thacker e OKF)

Português, Brasil
11
ago

Radar Parlamentar no FISL 13

Os membros do PoliGNU marcaram presença no FISL13 (Fórum Internacional de Software Livre) com uma palestra sobre o Radar Parlamentar.

A palestra foi dada dentro da primeira edição do Workshop de Software Livre, evento acadêmico integrado ao FISL, organizado pelo CCSL (Centro de Competência em Software Livre) do IME USP.

Português, Brasil
7
jun

Radar Parlamentar na 1a Hackathon da Câmara Municipal de São Paulo

RADAR PARLAMENTAR

A disponibilização pela Câmara dos Deputados de dados abertos na internet sob a forma de webservices sobre as votações das proposições que ali tramitam inspirou o PoliGNU a vasculhar e analisar estes dados, criando o projeto CamaraWS no início de 2012. Com a entrada em vigor da Lei de Acesso a informações Púbicas recentemente, diversos órgãos públicos vêm disponibilizando seus dados como é o caso da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e do Senado Federal . Devido à ampliação do escopo do projeto, o Camara WS foi rebatizado pela comunidade PoliGNU como Radar Parlamentar por meio de uma enquete.

HACKATHON DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a W3C e a Open Knowledge Foundation Brasil, lançou em 12/maio/2012 sua 1ª Hackathon, uma maratona hacker que visa estimular a elaboração de aplicativos que facilitem a leitura e o entendimento de seus Dados Abertos.

VOTAÇÃO E RESULTADO

A votação popular foi um dos critérios de avaliação dos aplicativos dessa Hakathon já que é para o uso da população que os aplicativos foram desenvolvidos.

Conheça os aplicativos que concorreram em: http://desafiodadosabertos.org/aplicativos-e-votacao/

Em 06 de junho saiu o resultado oficial da competição no site da Câmara Municipal de São Paulo: o Radar Parlamentar ficou em 2º lugar!!!

PRÓXIMOS PASSOS

Não pararemos por aqui... pretendemos implementar novas funcionalidades em breve, tais como:

- filtro da análise gráfica por palavra-chave

- identificação (ao passar o mouse sobre a bolinha do partido) da quantidade de parlamentares, da dividão por gênero da bancada, da quantidade de secretarias/ministérios que ocupa

- identificação gráfica de quais partidos contam com Secretarias (no âmbito municipal) ou Ministérios (no âmbito nacional)

Você pensou em alguma outra possibilidade que gostaria de ver? Aceitamos sugestões e contribuições!

Português, Brasil
15
mai

Camaraws: Análise de Partidos na Câmara dos Deputados

A disponibilização pela Câmara dos Deputados de dados abertos na internet sobre as votações das proposições que ali tramitam inspirou Leonardo Leite a vasculhar e analisar estes dados, criando o projeto camaraws no início deste ano.

Português, Brasil
13
fev

Análise gráfica das votações da câmara dos deputados

Em nosso primeiro post apresentamos uma comparação numérica entre a atuação dos partidos na câmara dos deputados baseada nas votações realizadas na câmara. Este primeiro post rendeu inclusive uma matéria no jornal A Gazeta do Povo, do Paraná. Neste novo post apresentaremos 1) uma nova análise realizada de forma gráfica; 2) uma correção do cálculo da semelhança, o que resultará em novos valores; e 3) a interpretação correta para os valores das semelhanças.

Português, Brasil
6
jan

Análise automatizada da semelhança entre os partidos políticos

Este post apresenta uma análise do quanto os partidos se assemelham uns aos outros, baseado no quão parecido os deputados votam na câmara. Esta análise constitui os primeiros resultados do projeto ‘camaraws’, cujo objetivo é realizar análises automatizadas dos dados abertos oferecidos pela câmara dos deputados. O código-fonte do projeto está disponível como software livre.

Português, Brasil
Inscreva-se em RSS - Radar Parlamentar