LaTeX - Exemplos

11
dez

Poster em LaTeX

LaTeX não produz apenas documentos em A4, conseguimos também produzir documentos em outros tamanhos, podemos fazer um exemplo de um poster de tamanho A0. 

Para se fazer posters em LaTeX precisamos de uma classe  especial,  classe essa chamada de sciposter. 

A seguir damos um exemplo de como fazer um poster em formato A0

Português, Brasil
11
dez

quiverPlots

\documentclass[10pt,a4paper]{article}

Português, Brasil
11
dez

Espaçamento de Margens

Em LaTeX as margens são, por padrão, bem generosas. Nesse exemplo faremos um de como modificar o espaço dedicado as margens. 

Português, Brasil
11
dez

BibTeX: Bibliografia em LaTeX

Em LaTeX usa-se uma ferramenta poderosíssima para bibliografia chamada BibTeX

A seguir faremos um exemplo de um documento utilizando BibTeX. 

Português, Brasil
3
dez

Espaçamento duplo no LaTeX

 

O LaTeX, por padrão, não gera espaçamento duplo entre as linhas.  Para que ele faça isso temos que orientá-lo.

Existe um recurso para a classe memoir, utilizada nesse documento, para alterar o espacamento entre linhas.
A declaracao OnehalfSpacing aumenta o espacamento entre linhas de modo que ele aparenta estar com espaco duplo , enquanto que a declaracao DoubleSpacing de fato dobra o espacamento entre linhas. O espacamento em footnotes e floats (por exemplo, captions) permanece inalterado.

 

Português, Brasil
3
dez

Cores em LaTeX

O LaTeX te da a liberdade de inserir cores no documento.

Para isso é necessário que usemos o pacote color.
A seguir temos um exemplo de mais essa ferramenta LaTeX

Português, Brasil
3
dez

Cabeçalho no LaTeX

A seguir faremos um exemplo de cabeçalho no LaTeX. Para personalizar os cabeçalhos e rodapés, recorremos ao pacote fancyhdr.  Aqui também usamos o pacote lipsum  para  gerar textos aleatórios.

Português, Brasil
3
dez

BoxPlot no LaTeX

O boxplot, ou diagrama de caixa, é um gráfico que capta importantes aspectos de um conjunto de dados através do seu resumo dos cinco números, formado pelos seguintes valores: valor mínimo, primeiro quartil, segundo quartil, terceiro quartil e valor máximo. 

 
A linha central da caixa marca a mediana do conjunto de dados. A parte inferior da caixa é delimitada pelo quartil inferior (q1) e a parte superior pelo quartil superior (q3). As hastes inferiores e superiores se estendem, respectivamente, do quartil inferior até o menor valor não inferior a q1 - 1.5IQR e do quartil superior até o maior valor não superior a q3 + 1.5IQR.  Os valores inferiores a q1 - 1.5IQR e superiores a q3 + 1.5IQR são representados individualmente no gráfico sendo estes valores caracterizados como outliers.

Aqui faremos um exemplo bem simples de como fazer um boxplot no LaTeX.

Português, Brasil
3
dez

Equações Longas no LaTeX

E quando queremos que uma equação se prolongue por mais de uma linha? O LaTeX faz o trabalho sozinho? Por padrão não. Precisamos falar pra ele (LaTeX) que se trata de uma única equação e que apenas queremos que ela se prolongue por mais de uma linha. 

Os pacotes usados foram http://get-software.net/macros/latex/contrib/mh/breqn.pdf, ftp://ftp.ams.org/ams/doc/amsmath/amsldoc.pdf, ftp://ftp.ams.org/ams/doc/amsfonts/amsfndoc.pdf, http://www.rpi.edu/dept/arc/training/latex/amssymblist.pdf, http://www.tex.ac.uk/tex-archive/indexing/makeindex/doc/makeindex.pdf. 

Aqui teremos um exemplo minimalista de como fazer isso.

 

Português, Brasil
26
nov

Quimica em LaTeX

Português, Brasil

Páginas