PAPos

26
mar

PAPo LaTeX – uma poderosa ferramenta de produção de texto

Temos o prazer de convidar a todos e todas para nossa última atividade de março: um PAPo LaTeX. Nada mais é que um bate-papo descontraído para que as pessoas saibam mais sobre essa poderosa ferramenta de produção de textos.

Para motivar e ajudar no uso do LaTeX, divulgamos um tutorial escrito por uma aluna do curso de computação cooperativo que explica como instalar o LaTeX e demais dependências necessárias para a utilização do modelo de monografia para LaTeX desenvolvido pelo professor Paulo Barreto, que visa se adequar com as normas de monografia da Escola Politécnica (USP): http://polignu.org/content/modelo-latex-para-monografias-na-poli

Também fizemos um breve compilação de referências em português para quem está começando a se aventurar nesse tema: http://polignu.org/latex/artigo/latex----ajuda-em-português

Português, Brasil
28
abr

PAPo LaTeX - 02/05/2011

Na próxima segunda-feira, 02/05/2011, realizaremos nosso quarto PAPo (PAPo Aberto do PoliGNU).

A temática deste PAPO será a linguagem LaTeX. Trata-se de um processador de textos utilizado amplamente para a produção de textos matemáticos e científicos devido à sua alta qualidade tipográfica. Também é utilizado para produção de cartas pessoais, artigos e livros sobre assuntos muito diversos.  Desenvolvido na década de 80, como um conjunto de macros para o TeX, o sistema LaTeX fornece ao usuário um conjunto de comandos de alto nível, sendo, dessa forma, mais fácil a sua utilização por pessoas nos primeiros estágios de utilização desse sistema. Possui abstrações para lidar com bibliografias, citações, formatos de páginas, referência cruzada e tudo mais que não seja relacionado ao conteúdo do documento em si. [Fonte: Wikipedia]

Não é necessário conhecimento prévio ou inscrição - basta comparecer no Escritório Piloto (sala S-33 do prédio da Civil na Poli) no horário marcado.

Tod@s estão convidad@s a participar de mais uma atividade pública do PoliGNU!

Português, Brasil
3
nov

PAPo sobre Tecnologia Assistiva

Próxima 2a feira, 07/nov/2011, o PoliGNU promove mais um PAPo, desta vez sobre Tecnologia Assistiva.

A ideia é debater como a tecnologia deve ser pensada para que todos se beneficiem dela, apresentando inclusive alguns casos de sucesso nesse ramo.

Não há requisitos técnicos para acompanhar o evento e nem é necessária inscrição prévia - basta aparecer na sala S-33 do prédio da Engenharia Civil às 18h!

Português, Brasil
8
abr

PAPO PYTHON

Nesta segunda-feira, 11/04/2011, realizaremos nosso terceiro PAPo (PAPo Aberto do PoliGNU).

A temática deste PAPo será a linguagem Python. Trata-se uma linguagem de alto nível, orientada a objetos é muito comum dentro do desenvolvimento de aplicações para o Ubuntu (distribuição GNU-Linux). Atualmente possui um modelo de desenvolvimento comunitário, aberto e gerenciado pela organização sem fins lucrativos Python Software Foundation.

Não é necessário conhecimento prévio ou inscrição - basta comparecer no Escritório Piloto (sala S-33 do prédio da Civil na Poli) no horário marcado.

Tod@s estão convidad@s a participar de mais uma atividade pública do PoliGNU!

Português, Brasil
31
out

Palestra sobre Software Livre com IBM, POLIGNU e CCSL: pesquisa e mercado de trabalho

O PoliGNU, em parceria com o CCSL e com a Orientação Pedagógica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo realizará no dia 01/nov/2011 um bate-papo sobre o mercado de Software Livre, com a presença de Klaus Heinrich Kiwi do Linux Technology Center (LTC) da IBM e do Prof. Fábio Kon, do CCSL / IME-USP.

Português, Brasil
27
mar

PAPO HTML5

 

Nesta segunda-feira, 21/03/2011, realizaremos o segundo PAPo (PAPo Aberto do PoliGNU).

A temática deste PAPo será o padrão HTML5. Contaremos um pouco da história do padrão HTML, o que é, qual seu objetivo, sua importância, como foi seu desenvolvimento e quem participou e participa desse processo.

Português, Brasil
20
set

PAPo JAVA

Na próxima quinta-feira, 15/09/2011, às 18h, realizaremos mais um PAPo (PAPo Aberto do PoliGNU).

A temática do PAPO desta vez será a linguagem JAVA e nele pretende-se abordar diferente plataformas, frame-works e ferramentas open-source da linguagem.

Português, Brasil
28
fev

PAPo: História HACKER

 

Nesta segunda-feira, 28/02/2011, realizaremos o primeiro PAPo (PAPo Aberto do PoliGNU).

A temática deste PAPo será a História Hacker. Iremos debater um pouco da história do movimento hacker, quem são essas pessoas, são bandidos? Criminosos? Pessoas de bem? Pessoas que vivem no submundo sem luz?

Iremos tocar nestes e outros temas num bate-papo descontraído.

Aproveitaremos também para apresentar o grupo aos que não conhecem, falar um pouco do que fazemos, nossos projetos, como participar.

Todos estão mais do que convidados a participar desta primeira aitvidade pública do PoliGNU neste ano.

Português, Brasil
12
jun

PAPo Transparência

Nesta próxima segunda-feira, 13/06/2011, às 18h, o PoliGNU realizará o último PAPo deste semestre. Dessa vez o tema será Transparência Pública e contaremos com a presença de Leandro Salvador.

Neste PAPo debateremos sobre como os recursos tecnológicos podem influenciar no processo de abertura e transparência das ações e decisões do poder público, além de como a sociedade pode se apropriar das informações públicas e ressignificá-las buscando influenciar os caminhos tomados pelo poder público.

Biografia de Leandro Salvador:
Leandro Salvador possui especialização em Administração Pública pela Escola Superior de Gestão e Contas Públicas Conselheiro Eurípides Sales do Tribunal de Contas do Município de São Paulo (interrompida em 2009), mestrado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008), extensão universitária em Formação de Governantes pela Escola de Governo de São Paulo (2006), graduação em Ciência da Computação pelas Faculdades Tancredo Neves (2005) e formação técnica em Telecomunicações pela Escola SENAI Roberto Simonsen (2003).
Além disso é membro atuante da comunidade Transparência Hacker e membro fundador da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo.

Local: Escritório Piloto - sala S33 do prédio da Engenharia Civil da Escola Politécnica da USP, na Cidade Universitária

Português, Brasil