CadLivre

A carência de ferramentas de CAD (desenho para engenharia) que sejam software livre e compatíveis com o ambiente GNU/Linux motivou membros do PoliGNU a iniciar o projeto CAD Livre. A principal razão para o nascimento do projeto era a vontade de permitir que os demais grupos do Escritório Piloto, relacionados com a engenharia civil, pudessem desenvolver seus trabalhos na infra-estrutura do Escritório Piloto, que foi implantada toda com software livre.

Com o propósito de fomentar o desenvolvimento e o uso do softwares livre na engenharia, pretendemos sistematizar e catalogar as soluções livres já existentes, levantar e documentar as necessidades que não são supridas pelas alternativas livres e, finalmente, contribuir para que essas necessidades sejam atendidas.

Embora os frutos desse projeto possam ser de benefício para toda a comunidade de engenharia, as prioridades serão definidas em função das necessidades dos grupos atuantes no Escritório Piloto, que é um ponto de encontro na Escola Politécnica para que alunos de toda a USP possam realizar projetos de extensão universitária.

O uso de software proprietário neste projeto será considerado apenas quando necessário para a pesquisa de formatos de armazenamento, tendo em vista a inter-operabilidade, e a comparação de funcionalidades com as alternativas livres.

OBJETIVOS

  • Promover o uso de alternativas livres no mercado de CAD;

  • Estudar, catalogar e classificar as alternativas de CADs livres já existentes;

  • Prestar apoio aos usuários motivados a realizar a migração para o software livre;

  • Disseminar informação sobre CADs livres através de cursos, oficinas, e publicações;

  • Desenvolvimento de software que contribua para a criação de um CAD livre;

  • Prover implementações livres de bibliotecas de leitura e escrita de formatos proprietários, visando a inter-operabilidade e facilidade de migração;

  • Contribuir para a criação e adoção de padrões abertos de CAD.

SITUAÇÃO ATUAL

Até o momento, o principal resultado do projeto CAD Livre foi a implementação da biblioteca LibreDWG (LINK), que permite a leitura de arquivos DWG, que é o formato proprietário utilizado no AutoCAD, a ferramenta CAD com maior participação no mercado.

Esta biblioteca permite que CADs livres consigam importar projetos originalmente desenvolvidos no AutoCAD, facilitando a migração para o software livre.

Os outros aspectos do projeto estão em andamento, em especial a comparação entre as opções de CADs livres já existentes (http://wiki.polignu.org/wiki/TabelaCADsLivres).

Se você deseja contribuir de alguma forma para o projeto CAD Livre não hesite em nos contatar (poli@gnu.org)! As formas de ajudar são muitas, não precisando necessariamente saber programar. Um exemplo importante de contribuição é a utilização e avaliação das opções de CADs livres já existentes.

O desenvolvimento deste projeto já foi iniciado?: 
Sim
2
mar

COMPARAÇÃO ENTRE SOFTWARES LIVRES DE CAD

Dentro do âmbito do projeto Cad Livre, um passo fundamental é o estudo e catalogação das iniciativas de CADs livres já existentes.

Existe um número razoável de opções, mas geralmente apresentam algumas limitações práticas que dificultam sua adoção. Este estudo visa entender exatamente quais seriam essas limitações.

As informações sobre as opções encontradas estão sendo agregadas numa tabela em nosso wiki (http://wiki.polignu.org/wiki/TabelaCADsLivres).

Português, Brasil
17
mai

Andamento do Projeto CADLivre - nova etapa

Após o levantamento realizado dos Softwares CAD Livres já existentes, da respectiva análise dos projetos existentes, suas qualidades e problemas, ficou muito claro que o grande entrave para a disseminação dos Softwares CAD livres é o formato proprietário DWG, do autocad.

Português, Brasil
27
abr

O Projeto CADLivre

 

No final de 2008, durante o processo de refundação do Escritório Piloto[EP] - na Escola Politécnica da USP; foi proposto que toda a rede fosse GNU/Linux, e não seria instalado nenhum Windows nos computadores.

Português, Brasil
Inscreva-se em RSS - CadLivre