LaTeX - Artigos

26
fev

Resultados da pesquisa sobre revisão de texto

 

Quantidade de métodos escolhidos por usuários

Após analisar as respostas informadas por usuários do site na pesquisa sobre revisão de texto, trazemos algumas estatísticas e números para ilustrar as formas de revisão utilizadas e também destacar dificuldades mais comuns e indicações sobre como melhorar a revisão tanto para o autor quanto para o revisor.

 
Português, Brasil
3
dez

Problema com o Bibtex da SpringerLink

Em geral utilizar os bibtex gerados pelas páginas das editoras científicas é um caminho mais seguro do que usar qualquer bibtex que achamos por aí no Google Scholar. No entanto, acho que achei um probleminha nos bibtex da Springer.

Português, Brasil
22
out

Survey on LaTeX text proof reading

Authors: Moisés de Oliveira, Leonardo Leite

After verifying the absence of a common practice for proof reading (text review) on LaTeX texts, which was discussed in this post, we will start a survey about proof reading methods used by LaTeX users. Text review is a process used by students and their advisers to improve a scientific paper or the student thesis. Our concern is that there is no default method for this process in the LaTeX community. Would this be an edication that the existing methods are not good enough?

Our goal is to know how LaTeX users do proof reading. We will analyse our results and try to figure out if there is some ``best method'' or ``best tool''. If we find aspects to be improved in existing tools, we may build a new LaTeX reviewing system. 

inglês
Name and email will be used to contact if we need further explanation about the presented methods.
Choose the most used options.
CAPTCHA
Este desafio serve para testar se você é um visitante humano e prevenir sistemas automáticos de envio de spams..
22
out

Pesquisa sobre revisão de texto em LaTeX

Autores: Moisés de Oliveira, Leonardo Leite

Depois de identificar a carência de uma forma canônica para praticar revisão de texto em LaTeX, o que foi discutido neste post, vamos iniciar uma pesquisa sobre os métodos que usuários de LaTeX usam para revisar textos. A revisão de textos é uma ferramenta utilizada entre orientadores e orientados para tentar se melhorar um artigo ou tese escrita. A questão é que não há um consenso entre os utilizadores de LaTeX sobre o método canônico de se revisar um texto.

Nosso objetivo é conhecer como as pessoas fazem suas revisões e ao final, dependendo dos resultados obtidos nessa pesquisa, poderemos promover os melhores métodos relatados ou nos basearmos nos relatos para construir um novo sistema de revisão de LaTeX. 

Português, Brasil
Nome e e-mail serão usados para contato. Assim poderemos eventualmente tirar dúvidas sobre os métodos de revisão apresentados.
Marque as opções mais utilizadas.
CAPTCHA
Este desafio serve para testar se você é um visitante humano e prevenir sistemas automáticos de envio de spams..
15
ago

Classe LaTeX para formatação de trabalhos acadêmicos

Car@s colaborador@s e leitor@s do PoliGNU,

No começo desse ano, o laboratório de sistemas de automação da POLI (pelo doutorando Caio Fattori) iniciou um projeto de uma classe LaTeX para auxiliar @s estudantes da USP na formatação de seus trabalhos. Isso foi feito ao se constatar a dificuldade que @s estudantes enfrentam para adequar seus trabalhos às normas vigentes, o que em geral é feito apenas ao final do projeto. Como os padrões de cada unidade da USP seguem padrões externos mais adequado a unidade, a ideia do laboratório para atender todas as unidades não foi elaborar uma classe de forma genérica, como muitas classes propostas fazem, mas fazer redefinições da formatação após definida a unidade a que o trabalho segue o padrão.
Português, Brasil
8
mar

LaTeX — ajuda em Português

Não há lá muitas referências em Português sobre LaTeX, é verdade. Aqui estão algumas delas.

Português, Brasil
16
jan

Faça sua própria agenda com LaTeX!

Início de ano é tempo de comprar agenda nova. Mas por que não fazer você mesmo?
Aqui você encontra algumas dicas rápidas para construir sua própria agenda usando LaTeX.

Português, Brasil
13
nov

Modelo LaTeX para monografias na Poli

Este tutorial (arquivo em anexo) foi escrito por Keila Keiko Matsumura (aluna do comp coop) e explica como instalar o LaTeX e demais dependências necessárias para a utilização do modelo de monografia para LaTeX feito pelo professor Paulo Barreto, que visa se adequar com as normas de monografia da Escola Politécnica (USP), que são ligeiramente diferentes da norma ABNT.

Português, Brasil
19
ago

Apresentação do PAPo LaTeX de 18/08/2011

Oi, Pessoal!

Estou aqui para disponibilizar a apresentação que fizemos hoje durante o PAPo sobre LaTeX.

Logo abaixo você poderá ver o código utilizado para gerá-la.

É isso!

Abraços!

tecepe

 

Português, Brasil
10
jul

Instalação de um ambiente LaTeX no Ubuntu

Deixar um ambiente LaTeX funcionando nas distribuições Ubuntu (e Debian) é muito simples

Português, Brasil

Páginas