Pesquisa sobre revisão de texto em LaTeX

Autores: Moisés de Oliveira, Leonardo Leite

Depois de identificar a carência de uma forma canônica para praticar revisão de texto em LaTeX, o que foi discutido neste post, vamos iniciar uma pesquisa sobre os métodos que usuários de LaTeX usam para revisar textos. A revisão de textos é uma ferramenta utilizada entre orientadores e orientados para tentar se melhorar um artigo ou tese escrita. A questão é que não há um consenso entre os utilizadores de LaTeX sobre o método canônico de se revisar um texto.

Nosso objetivo é conhecer como as pessoas fazem suas revisões e ao final, dependendo dos resultados obtidos nessa pesquisa, poderemos promover os melhores métodos relatados ou nos basearmos nos relatos para construir um novo sistema de revisão de LaTeX. 

 

Atenção, "revisão de texto" aqui não é revisão ortográfica ou gramatical. A revisão de textos funciona basicamente assim:

  • Um escritor.
  • Um revisor.

Em um primeiro momento Riemman escreve um texto e passa para Gauss revisar.  Em um segundo momento Gauss começa a ler o texto de Riemann e acha alguns pontos que deveriam ser melhorados. Como indicar isso?

 

Gauss tem algumas opções:

  • Escrever no próprio papel.

  • Escrever no arquivo (.odt, .pdf, .doc ou .tex).

Que fique claro que esse é o exemplo mais simples de revisão de texto. É sabido que existem casos mais complexos com mais autores. A solução ideal também depende se o revisor utiliza ou não LaTeX. Nesta pesquisa trabalharemos sempre no cenário em que pelo menos o autor principal utilizar LaTeX. Em um primeiro momento vamos tentar resolver o exemplo mais simples (um autor mais um revisor) e depois tentar um método mais geral.

 

Qual o melhor método de revisão a escolher?

 

Os métodos por nós levantados compreendem as seguintes categorias:

  • Revisão no próprio texto (papel e caneta). 

 

  • Revisão no documento virtual:

  • Revisão em .pdf

 

  • Revisão em odt, .doc ou docx: o revisor cola o código LaTeX no Open Office ou Microsoft Office e utiliza os recursos de revisão do *Office para marcar as alterações.

 

  • Revisão em .tex usando comentários (%).

  • Revisão em LaTeX, usando comandos personalizados de revisão. Exemplos.: \verb \ins ,\verb \chg ,\verb \del e \verb \Nome . Estes são alguns exemplos, mas existem outros.

          

 

  • Escritores utilizam algum sistema de versionamento (como git ou svn). Escritor escreve o texto e faz commit. Revisor simplesmente altera o texto e faz commit. Escritor confere alterações do revisor com o comando diff ou algo similar.
Português, Brasil
Tipo: 
Nome e e-mail serão usados para contato. Assim poderemos eventualmente tirar dúvidas sobre os métodos de revisão apresentados.
Marque as opções mais utilizadas.
CAPTCHA
Este desafio serve para testar se você é um visitante humano e prevenir sistemas automáticos de envio de spams..

Não há comentários.

Comentar