Papo com Dados

A segunda edição do "Papo com Dados" vai ter como foco de debate a educação. Organizada pela Open Knowledge Foundation Brasil e pela Transparência Hacker, o evento que será realizado neste sábado, 25, na sede da ONG Ação Educativa, vai reunir especialistas que trabalham com dados e índices de educação. Participarão da conversa o coordenador de projetos da Fundação Lemann, Ernesto Martins Faria, o diretor geral da Associação dos Especialistas em Políticas Públicas do Estado de São Paulo (Aeppsp), Leandro Salvador e a editora do Observatório da Educação da ONG Ação Educativa, Fernanda Campagnucci. Outros convidados - representantes do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Secretaria Municipal de Educação -, ainda não confirmaram a participação.

Durante o encontro, os convidados vão mostrar um panorama geral de quais são as informações públicas disponíveis para acesso à sociedade, como obtê-las e as possíveis dificuldades encontradas nesse processo. O encontro pode servir de ponto de partida para a criação de aplicativos, matérias jornalísticas e para a mobilização em torno da liberação de dados não disponíveis pelos órgãos públicos

 

Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dados-e-indices-de-educacao-serao-tema-de-debate-com-especialistas-em-sp,920641,0.htm

Português, Brasil
Onde: 
sede da Ação Educativa: Rua General Jardim, 660, Vila Buarque, centro de São Paulo / SP
Quando: 
sábado, 25 Agosto, 2012 - De 15:00 até 16:30

1 comentário

26
ago

Seguem os links de duas plataformas interessantíssimas que foram apresentadas nesse evento:

Mootiro Maps <http://maps.mootiro.org/>: Plataforma interessantíssima que permite infinitas visualizações de mapas <http://maps.mootiro.org/map/> e, o mais bacana, é que segue uma lógica de wiki onde qualquer pessoa pode "subir" novas visualizações. Exemplo de visualização possível: enxergar a distribuição espacial do nível de aprendizagem por município, e mil outras. Mootiro vem do tupi-guarani e quer dizer "mutirão".

QEdu <http://qedu.org.br/>: Plataforma fenomenal que oferece diversas visualizações dentro dessa mesma lógica, de distribuição espacial do nível de aprendizagem. Estará disponível em aproximadamente dois meses, mas hoje o coordenador de projetos da Fundação Lemann apresentou pros presentes. Aliás, a quem possa interessar saber, quem financia essa fundação é a família Lemann. Vale a pena dar uma olhada nos interesses difusos que giram em torno da Educação Pública! ;)

Outra informação interessante, sobre custos:
MootiroMaps custou R$160 mil.
QEdu custou R$300 mil.

Comentar