PoliGNU na VIRADA... HACKER

De 16 para 17 de abril de 2011, São Paulo torna-se um grande palco cultural e a Casa da Cultura Digital será o ponto de encontro Hacker da cidade.

Os eventos começarão sábado (16/04) às 10h com o primeiro CodingDojo promovido pelo Garoa Hacker Clube, seguido pela Oficina de Análise de Malware (das 13h às 17h). A participação nas atividades do Garoa é gratuita, mas os participantes da oficina, devido à grande procura, devem inscrever-se previamente e também devem prover os recursos de hardware e software necessários para sua realização.

A seguir, a Casa da Cultura Digital promoverá a Virada Hacker, que inclui o Transparência HackDay! (THackday) a partir das 19h e um Install Fest do Ubuntu 10.04 começando no domingo (17/04) às 10h. O Install Fest é um evento em continuação da Quinta Livre: liberte seu computador, traga sua máquina e saia com uma versão do GNU/Linux instalada!

Ainda no domingo, haverá às 13h30 um bate-papo com a ONG Artigo 19 sobre o direito de acesso à informação, à transparência e à liberdade de expressão.

Na sequência haverá uma palestra do Juca (PoliGNU e Garoa Hacker Clube) sobre o Panopticlick (projeto da EFF) seguido de bate-papo com Cecilia Tanaka e Raquel (NiC.Br) sobre proteção de dados pessoais e privacidade.

 


O que é o Garoa Hacker Clube?

Garoa Hacker Clube é um espaço aberto e colaborativo que proporciona a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, o Garoa é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. No hackerspace, entusiastas de tecnologia colaboram, socializam e compartilham o espaço físico, ferramentas, materiais de construção, projetos e ideias.

Criado em meados de 2010, o Garoa se concretizou após mais de um ano de amadurecimento de ideias através da Internet, e no momento está instalado em um espaço físico próprio, que pode ser usufruído por todos.

O Garoa é uma entidade sem fins lucrativos, mantida principalmente por contribuições de seus membros, além de doações.

O que é um Transparência HackDay!?

O Transparência HackDay! é um encontro em que pessoas se reunem para, de uma forma autônoma e horizontal, levantarem ideias e desenvolverem projetos de interesse público, baseados em informações públicas ou de governo, gerando transparência e participação política na rede. Nesse sentido, de trabalhar coletivamente em prol da cidadania, todos podem colaborar – quanto mais interdisciplinar for o hackday, melhor :)

Onde fica?

Local: Casa da Cultura Digital / Garoa Hacker Clube

Endereço: Rua Vitorino Carmilo, 459 – Santa Cecília – São Paulo (mapa)

Data de início: 16 de abril de 2011

Horário de início: 10h

Português, Brasil
Foco: 

Não há comentários.

Comentar