LibreDWG no blog da FSF Europe

 

 

http://blogs.fsfe.org/samtuke/?p=169

 

Saiu a versão mais recente da especificação do DWG obtida por engenharia reversa. Ou seja, agora tem mais trabalho para fazer.

Temos várias outras tarefas, como implementar uma suíte de testes e terminar o suporte à escrita que o Anderson começou no SoC 2010.

No entanto, o grande problema do projeto hoje é, na minha opinião, o licenciamento: nenhum programa que poderia usar a LibreDWG é compatível com GPLv2 (exceto o GRASS).

Conversando com algumas pessoas, acredito que manter a GPLv3 seja importante como forma de incentivar outros projetos a fazerem o upgrade. No entanto, fico dividido ao ver projetos como o LibreCAD querendo usar mas não podendo, pois o desenvolvedor não possui os direitos de grande parte do código para mudar a licença (GPLv2-only).

Uma alternativa proposta pelo pessoal da FSF foi implementar um conversor DXF, já que a maioria dos CADs livres suporta DXF. Acho que isso é uma alternativa viável e traria muitos benefícios ao projeto.

Mas faltam braços. Com todos os envolvidos atolados de coisa pra fazer e uma certa desmotivação por conta do problema do licenciamento/falta de usuários, o projeto está dormente desde janeiro desse ano.

 

 

Português, Brasil

Não há comentários.

Comentar