Avança nova etapa de construção do Novo Portal do Software Público Brasileiro

O Portal do Software Público Brasileiro (SPB), gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), está sendo reformulado. Esse processo está sendo desenvolvido com efetiva participação social e conta com a valorosa contribuição de pesquisadores de instituições públicas e privadas.

O Termo de Cooperação celebrado entre o Ministério do Planejamento e a Fundação Universidade de Brasília - FUB/UnB em novembro de 2013 prevê o desenvolvimento da nova geração do Portal SPB. O acordo tem vigência de 3(três) anos.

A versão inicial do novo portal tem  previsão de lançamento para este ano e contará com novas funcionalidades, várias delas sugeridas pelos próprios usuários, como demonstração da participação social no código. Em breve serão divulgadas as principais novidades sobre o andamento do processo de reformulação do portal.

Etapas de Participação Popular

A primeira etapa de participação foi em fevereiro de 2013 quando foi lançada carta aberta à população para receber colaborações para o desenvolvimento do novo portal. Na ocasião foi disponibilizado espaço virtual para os usuários colocarem suas idéias e sugestões. Como resultado tivemos cerca de 200 participações.

As idéias coletadas foram utilizadas como insumo para a segunda etapa, constituída de dois encontros presenciais nos dias 19 e 21 de março, onde pesquisadores de instituições e sociedade estiveram reunidos para discutir o processo.

Na sequência foi realizado encontro com Órgãos da Administração Pública Federal. Nessa terceira etapa, em maio de 2013, representantes dos órgãos ligados ao Sistema de Administração dos Recursos de Tecnologia da Informação (SISP) sugeriram instrumentos e alternativas que poderão tornar o sítio mais eficiente.

Junto com a quarta etapa, que é o desenvolvimento da nova plataforma, o Ministério do Planejamento também realiza uma parceria com a Secretaria Geral da Presidência da República para ações de participação social envolvendo o Portal do Software Público e o Portal de Participação Social (www.participa.br). Como marco inicial dessa nova parceria foi criada uma comunidade do Software Público Brasileiro dentro do ambiente de participação social Participa Brasil.

Assim, convidamos a todos os usuários do Portal do SPB  que efetuem seu cadastro no participa.br e adicionem-se como membros da comunidade do SPB. A comunidade contêm informações  sobre o processo de reformulação, especialmente a primeira consulta popular para ajudar o Portal do Software Público Brasileiro na realização do uma consulta pública sobre o Prêmio Ação Coletiva (http://www.participa.br/softwarepublico/premio-acao-coletiva-regulamento).

http://www.participa.br/softwarepublico

O Participa.br está em pleno aprimoramento e já conta com um leque importante de tecnologias. Baseado em plataforma livre de redes sociais, incorporou recentemente uma ferramenta de consulta pública baseada no conceito do "crowdsourcing" de idéias, onde a população pode sugerir idéias sobre diversos temas que vão sendo coletivamente priorizadas. Participe da consulta aberta em que você pode ajudar a definir o futuro da Internet e veja essa tecnologia em ação: http://www.participa.br/netmundial

A coordenação do Portal agradece as colaborações colocadas até agora e incentiva que os usuários continuem participando daqui pra frente.

Atenciosamente,

Coordenação do Portal do Software Público Brasileiro

Portuguese, Brazil
Foco: 

No comments available.

Add new comment