EEFE pesquisa participação feminina nos Jogos Olímpicos

Bruna Romão / Agência USP de Notícias

As primeiras atletas com o uniforme do Brasil a subirem ao pódio dos Jogos Olímpicos, em 1996 em Atlanta (EUA), representaram uma grande mudança para o status da mulher no esporte brasileiro. Em 64 anos de participação nas Olimpíadas, nenhuma brasileira havia ainda conquistado qualquer medalha. Com o feito inédito, as esportistas marcaram a criação de um referencial de excelência feminina que serviu de exemplo para gerações seguintes. Mais do que isso, como constatou o historiador Paulo Nascimento, essas mulheres contribuíram para que, no Brasil, o sexo feminino também fosse considerado digno da prática esportiva, indo de encontro a um preconceito de longa data existente no País.

“Elas conseguiram desbravar um espaço que até então era predominantemente masculino. Enfrentaram o preconceito e demais adversidades a partir da realidade com a qual estavam envolvidas e tornaram-se referência de excelência não apenas no esporte feminino, mas para a sociedade brasileira”, conta.

Na dissertação de mestrado Mulheres no pódio: as histórias de vida das primeiras medalhistas olímpicas brasileiras, Nascimento reuniu as biografias e depoimentos de seis das 28 brasileiras que subiram ao pódio (4 do vôlei de praia – ouro e prata -, 12 no vôlei e 12 no basquete). Para a pesquisa, desenvolvida junto ao Grupo de Estudos Olímpicos da Escola de Educação Física e Esportes (EEFE) da USP, foram entrevistadas duas esportistas de cada uma das modalidades que subiram ao pódio: Jacqueline e Sandra, do vôlei de praia (ouro); Paula e Hortência, do basquete (prata); e Ana Moser e Ida, do vôlei de quadra (bronze). O objetivo era analisar e reunir os fatores que contribuíram para a conquista das primeiras medalhas femininas do Brasil nas Olimpíadas mais de meio século depois da estreia de uma brasileira nos jogos, em 1932.

Um novo referencial

O fator em comum que mais se sobressaiu entre estas atletas foi a postura de enfrentamento a um referencial completamente masculino e machista para a prática esportiva, a dissociação de valores como força e valentia como exclusivo aos homens, e um empoderamento que permitiu que lidassem não apenas com as cobranças, mas também com o preconceito contra o sexo feminino, considerado fraco ou frágil. “Isso singulariza esse grupo, pois desbravaram um caminho e alcançaram um lugar até então não ocupado”, comenta.

Estas mulheres reconhceram o preconceito e o identificarem em situações como a diferença salarial, gratificações e o tratamento recebido pelas equipes masculinas e femininas. Entre as histórias contadas há até mesmo menção a viagens das duas equipes, em que a masculina ia de avião e a feminina viajava de ônibus para o mesmo local. Atletas de gerações anteriores dificilmente relatam as dificuldades de suas carreiras relacionando-as com obstáculos impostos pela visão machista que permeava o esporte.

Apesar desta postura combativa, nenhuma dessas atletas estava envolvida com o movimento feminista, como aconteceu em outros países. “Mas isso não quer dizer que eram alienadas. O fato de ingressarem em um lugar que era por excelência masculino não deixa de ser uma prática de feminismo.”

Ao enfrentar esses desafios e preconceitos, elas criaram um referencial próprio para o esporte feminino, o qual passou a ser almejado pelas gerações seguintes. Nascimento relata que, frequentemente, em entrevistas para o Grupo de Estudos Olímpicos, esportistas mais jovens citam o grupo de medalhistas de 1996 como modelo a seguir.

Entre os elementos em comum, todas as atletas começaram a praticar esportes na infância, época em que a prática de algumas modalidades por mulheres era proibida por uma lei de 1941 e  que vigorou até o final da década de 1970. A necessidade de deslocamento, ou da periferia ou de cidades pequenas, até os centros onde se concentravam as instalações de treinamento, também é outro fator em comum.

Novos campos de desbravamento

Nos dias atuais, o esporte feminino no Brasil assume feições bastante diferentes. O número de atletas e medalhas de mulheres é tão significativo quanto o masculino. Em 2012, nas Olimpíadas de Londres, foram enviados aos jogos 135 homens e 122 mulheres. Das 17 medalhas conquistadas, 6 foram em modalidades femininas. Porém, Nascimento ressalta que o desbravamento daquelas que subiram ao pódio em 1996 continua, mas agora fora das quadras: no gerenciamento e administração do esporte brasileiro, ambientes em que todas as entrevistadas atualmente.

Este novo espaço também costuma ser ocupado majoritariamente por homens e possui um padrão de excelência diretamente associado a eles. Assim, para o pesquisador, o desafio atual é parecido ao que elas enfrentaram no passado, cada uma em sua modalidade: não apenas adentrar este espaço, mas mostrar que têm capacidade de exercerem estas funções, a seu próprio modo, “sem que o fato de elas serem mulheres necessariamente enalteça ou corrompa suas carreiras e os espaços que elas ocupam”.

Mais informações: (11) 97666-1692; email nasciph@gmail.com, com Paulo Nascimento

Informações relacionados
Pesquisa da EEFE liga imigração japonesa ao início do judô no paísPesquisa da EEFE revela que atletas de alto rendimento recebem pouca assistênciaNa USP, intelectuais também discutem futebolPesquisadores apontam problemas na formação de jovens atletas no BrasilAtletas da geração de ouro do vôlei conversam com calouros em Bauru

Portuguese, Brazil

No comments available.

Add new comment

Filtered HTML

  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Allowed HTML tags: <a> <em> <strong> <cite> <blockquote> <code> <ul> <ol> <li> <dl> <dt> <dd>
  • Lines and paragraphs break automatically.

Plain text

  • No HTML tags allowed.
  • Web page addresses and e-mail addresses turn into links automatically.
  • Lines and paragraphs break automatically.
To prevent automated spam submissions leave this field empty.
CAPTCHA
This question is for testing whether you are a human visitor and to prevent automated spam submissions.