O PoliGNU é um grupo formado por estudantes de diversos cursos da Escola Politécnica, bem como de outros cursos da USP, que se dedicam ao desenvolvimento e à divulgação de tecnologia, software e cultura livres, especialmente no que se relaciona à engenharia. O grupo já tem mais de três anos de existência e é aberto à participação de quaisquer interessados(as).
Nosso mailing:
polignu(arroba)googlegroups(ponto)com
Exceto menção em contrário, todo o conteúdo deste site está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil.
Utilização do ElasticSearch
Submitted by Anônimo on Thu, 24/03/2016 - 15:41Olá Marcos
Muito obrigado pelos elogios.
Em relação à escolha do Elasticsearch, o Radar foi iniciado com Postgres e observamos que existia muito esforço de desenvolvimento relação aos requisitos de busca em texto por palavras e seus sinônimos.
Boa parte desse esforço foi porque a arquitetura de SQL não foi focada para buscas de textos.
Então, foi feito um teste com o Elasticsearch já que a ferramenta foi desenvolvida para busca, desde a forma de indexação quando é inserido algum dado até a busca que considera a relevância do resultado.
Os resultados foram bem positivos. O tempo do planejamento até a entrega do mecanismo de busca com um sistema de migração dos dados do Radar que estão no Posgres para o Elasticsearch foi de 3 dias, trabalhando +-6 horas.
Uma outra alternativa de ferramenta de busca seria o Solr que tem a "engine" interna igual a do Elasticsearch, ambos usam Lucene.
[]'s
Eduardo