Add new comment

27
Sep

Oi Bruno,
Obviamente conhecemos o OPUS e já fizemos testes usando o CELT (que se fundiu com o Silk para dar início ao OPUS) e ele funciona muito bem. Existe um paper sobre isso:
www.drm-sender.de/celt_in_drm.pdf
O problema de usar o OPUS hoje é que estaríamos criando um DRM incompatível com a norma internacional (e com os receptores que só suportam o AAC) além de que colocar outro codec de audio em um chipset que pudesse ter rádio e tv digital (que já usa o AAC) seria desperdício e encareceria.
Existem implementações em software livre do AAC já (Fraunhofer, audiocoding, ffmpeg, etc), acho que a questão são somente os royalties né? Que tal deixar de se pagar/renegociar os royalties então?
Mesmo do ponto de vista técnico o AAC ainda tem algumas vantagens para música à baixos bitrates (10kbps por exemplo) e suporte a multi-canal paramétrico (mas não quero entrar nessa discussão), e sim, essa comparação do Opus com o AAC que tem no link que você mostrou não está correta, visto que existem implementações em software livre do AAC e ele tem uma faixa de banda espectral e bitrates bem maior que a presente no gráfico.