Add new comment

12
Mar

Pefil de leitor da Wikipedia

O leitor da Wikipedia tem em média 36 anos

Desde a sua fundação, há 10 anos, a Wikipedia surgiu como um site sério sobre conhecimento, bem como um repositório de informação online. Os dados da pesquisa mostram que o apelo da Wikipedia atinge várias gerações. Leitores da Wikipédia estão em diferentes estágios de vida: estudantes, jovens profissionais, adultos e idosos, desenhando um espectro etário que vai dos 14 aos 92 anos (nota: ninguém com menos de 14 anos foi submetido ao estudo). A pesquisa mostrou que, ao contrário da percepção popular, a maioria dos leitores da Wikipedia não são estudantes que buscam a Wikipedia para trabalhos escolares, e a idade média de um leitor de Wikipedia é 36,59 anos - com mediana de 35 anos. Conforme esperado, os países com uma população jovem grande (Índia, México e Egito) têm leitores um pouco mais jovens, mas mesmo nesses países, um leitor médio tem seus quase 30 anos. O Egito é o país que tem os leitores mais jovens - idade média de 28,03 - e o Japão é o que os mais velhos - 40.25 anos.

Quase metade dos leitores da Wikipédia visitam o site mais de 5 vezes por mês

Com 15,8 bilhões de page views apenas no mês de setembro, não é nenhuma surpresa que os leitores da Wikipédia retornem ao site com certa freqüência. Em média 65% dos leitores da Wikipédia visitam o site pelo menos 4 vezes por mês. Na verdade,

quase metade dos leitores da Wikipédia (49%) são considerados leitores ávidos pois visitam Wikipédia mais de cinco vezes por mês. Os 6 países com maior percentagem de leitores ávidos da Wikipedia são: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Japão. Estes países são a origem de pelo menos 75% dos leitores ávidos e também possuem significativamente mais dispositivos do que outros países. Em contrapartida, os menores percentuais de ávidos leitores foram encontrados nos seguintes países: África do Sul, Egipto, Brasil, Índia e México.

Wikipedia tem mais leitores do sexo masculino do que do sexo feminino

A Internet começou como um bastião do sexo masculino e as mulheres diminuíram o hiato de gênero na internet ao longo dos últimos anos, porém, ainda hoje, em alguns países mais usuários de Internet do sexo masculino do que feminino. Com referência à Wikipédia, foi constatado que mais leitores do sexo masculino (56%) do que do sexo feminino (44%). Enquanto a maioria dos países têm uma mistura relativamente equilibrada entre os gêneros de leitores, houve alguns países com maior predominância do sexo masculino. Austrália, Egito, Reino Unido e Índia, todos tinham uma porcentagem de leitores masculinos superior a 60%.

Metodologia

Foi feito um estudo on-line durante o verão de 2011. Um questionário com tempo de resposta estimado em 15 minutos foi aplicado a uma amostra total de n = 4000 participantes, dentro dos seguintes 16 países (n = 250 cada): Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia, Espanha, África do Sul, Reino Unido, e Estados Unidos.

Os leitores da Wikipédia foram divididos em dois grupos principais:

- Aqueles que lêem os artigos da Wikipédia pelo menos uma vez por mês, mas menos do que 4 vezes por mês, em média -> estes foram considerados como "leitores casuais"

- Aqueles que lêem os artigos da Wikipédia, pelo menos, 4 vezes ou mais por mês, em média -> este foram considerados "leitores ávidos"

Todos os países foram ponderados pela freqüência de leitura e edição de frequência, utilizando os dados do Dashboard Mídia ComScore de 2011 e editor de dados da Fundação Wikimedia para assegurar que o conjunto de dados fosse representativo de cada território e região.

 

Autoria original: Mani Pande, Chefe de Pesquisa para o Desenvolvimento Global e Ayush Khanna, Analista de Dados

Tradução: Haydée Svab, membro do PoliGNU

Fonte: http://blog.wikimedia.org/2011/10/21/average-wikipedia-reader-is-36-years-old/#Average_Wikipedia_reader_is_36_years_old