Pefil de leitor da Wikipedia

O leitor da Wikipedia tem em média 36 anos

Desde a sua fundação, há 10 anos, a Wikipedia surgiu como um site sério sobre conhecimento, bem como um repositório de informação online. Os dados da pesquisa mostram que o apelo da Wikipedia atinge várias gerações. Leitores da Wikipédia estão em diferentes estágios de vida: estudantes, jovens profissionais, adultos e idosos, desenhando um espectro etário que vai dos 14 aos 92 anos (nota: ninguém com menos de 14 anos foi submetido ao estudo). A pesquisa mostrou que, ao contrário da percepção popular, a maioria dos leitores da Wikipedia não são estudantes que buscam a Wikipedia para trabalhos escolares, e a idade média de um leitor de Wikipedia é 36,59 anos - com mediana de 35 anos. Conforme esperado, os países com uma população jovem grande (Índia, México e Egito) têm leitores um pouco mais jovens, mas mesmo nesses países, um leitor médio tem seus quase 30 anos. O Egito é o país que tem os leitores mais jovens - idade média de 28,03 - e o Japão é o que os mais velhos - 40.25 anos.

Quase metade dos leitores da Wikipédia visitam o site mais de 5 vezes por mês

Com 15,8 bilhões de page views apenas no mês de setembro, não é nenhuma surpresa que os leitores da Wikipédia retornem ao site com certa freqüência. Em média 65% dos leitores da Wikipédia visitam o site pelo menos 4 vezes por mês. Na verdade,

quase metade dos leitores da Wikipédia (49%) são considerados leitores ávidos pois visitam Wikipédia mais de cinco vezes por mês. Os 6 países com maior percentagem de leitores ávidos da Wikipedia são: Canadá, Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Austrália e Japão. Estes países são a origem de pelo menos 75% dos leitores ávidos e também possuem significativamente mais dispositivos do que outros países. Em contrapartida, os menores percentuais de ávidos leitores foram encontrados nos seguintes países: África do Sul, Egipto, Brasil, Índia e México.

Wikipedia tem mais leitores do sexo masculino do que do sexo feminino

A Internet começou como um bastião do sexo masculino e as mulheres diminuíram o hiato de gênero na internet ao longo dos últimos anos, porém, ainda hoje, em alguns países mais usuários de Internet do sexo masculino do que feminino. Com referência à Wikipédia, foi constatado que mais leitores do sexo masculino (56%) do que do sexo feminino (44%). Enquanto a maioria dos países têm uma mistura relativamente equilibrada entre os gêneros de leitores, houve alguns países com maior predominância do sexo masculino. Austrália, Egito, Reino Unido e Índia, todos tinham uma porcentagem de leitores masculinos superior a 60%.

Metodologia

Foi feito um estudo on-line durante o verão de 2011. Um questionário com tempo de resposta estimado em 15 minutos foi aplicado a uma amostra total de n = 4000 participantes, dentro dos seguintes 16 países (n = 250 cada): Austrália, Brasil, Canadá, Egito, França, Alemanha, Índia, Itália, Japão, México, Polônia, Rússia, Espanha, África do Sul, Reino Unido, e Estados Unidos.

Os leitores da Wikipédia foram divididos em dois grupos principais:

- Aqueles que lêem os artigos da Wikipédia pelo menos uma vez por mês, mas menos do que 4 vezes por mês, em média -> estes foram considerados como "leitores casuais"

- Aqueles que lêem os artigos da Wikipédia, pelo menos, 4 vezes ou mais por mês, em média -> este foram considerados "leitores ávidos"

Todos os países foram ponderados pela freqüência de leitura e edição de frequência, utilizando os dados do Dashboard Mídia ComScore de 2011 e editor de dados da Fundação Wikimedia para assegurar que o conjunto de dados fosse representativo de cada território e região.

 

Autoria original: Mani Pande, Chefe de Pesquisa para o Desenvolvimento Global e Ayush Khanna, Analista de Dados

Tradução: Haydée Svab, membro do PoliGNU

Fonte: http://blog.wikimedia.org/2011/10/21/average-wikipedia-reader-is-36-years-old/#Average_Wikipedia_reader_is_36_years_old

 

2 comments

18
Jun

ninguem quer saber disso! vocês tem que ver se acordam! alem de nao deixarem qualquer pessoa modificar o conteúdo da wikipedia voces tem que pegar conteudo de fontes confiaveis! e... NINGUEM SE IMPORTA COM SE O WIKI É MAIS USADO POR HUMENS OU MULHERES!!! eu quero saber por que na india o sexo predominante é o masculino nao isso
obrigada, alguém aí agradece

19
Jun

Respondendo ao comentário acima, inicio por dizer que se você quiser se identificar, sinta-se à vontade, não iremos tratar-lhe melhor ou pior só porque você se identificou ou não, prezamos pela liberdade de pensamento e opinião das pessoas, desde que mantenha-se o respeito! =)

Quanto ao seu comentário, algumas considerações:

Nós (PoliGNU) não temos qualquer pode de decisão relativo à wikipédia. Aliás, em teoria ninguém o têm - na verdade todo mundo possui poder de decisão na comunidade, basta apenas participar efetivamente dela!

A comunidade wikipédia tem problemas? SIM! Mas eles não são insolúveis, se mais pessoas começarem a participar as regras podem ser mudadas e melhoradas.

Quanto a "fontes fiáveis", gostaria de ouvir de você uma definição do que é uma "fonte fiável". Por, sinceramente, até hoje todo mundo que veio com esse discurso de "fonte fiável" me descreveu algo com o qual eu discordo. Aliás, esse é um dos pilares da wikipédia, de forma que todo conteúdo lá colocado deve ser referenciado por "fontes fiáveis". Essa é uma das grandes brigas que eu vejo ocorrer lá dentro, a discordância quanto à fidedignidade de fontes de informações.

Quanto à questão de gênero, se você discorda que essa é uma discurssão importante, tudo bem, você tem todo direito de discordar e nào querer participar desse debate - o que eu acho uma pena. Ninguém é obrigad@ a participar desse debate, mas também ninguém é obrigad@ a não debater isso. Existem uma infinidade de temas que podem ser pensados e debatidos, e nenhum deve excluir outros. Não é algo "ou é esse ou é aquele", existem pessoas, espaço e tempo suficiente para diversos debates e todos possuem algo a colaborar.

Por exemplo, será que a mudança o perfil do wikipedista (seja mudança de gênero, idade, raça, origem, situação sócio-econômica, escolaridade, etc) não transformaria as regras e os conteúdos da mesma (independente se para "melhor" ou "pior"). De qualquer forma, demonstra-se clara a diferença de participação entre os gêneros, e estudar os motivos e os impactos dessa diferença é algo que se relaciona com diversos outros espaços (escola, mercado, mundo acadêmico, etc).

Enfim, eu pessoalmente sou adepto à diversidade de opiniões (desde que se mantenha o respeito), e não tenho problemas em ouvir críticas. Se quiser continuar o debate você será bem vinda, independente de se identificar ou não!

Add new comment