Add new comment

4
Jun

Antes de mais nada, parabéns, mesmo pelo projeto. É uma das coisas que me deixa empolgado.
Continuem e que mais dados sejam abertos.

Dito isso, tem uma inferência sendo feita a partir desse gráfico, aqui e na mídia, que está errada. De que o eixo vertical representaria a variação entre esquerda e direita. Sinceramente não sei o que ela representa, mas é muito pouco provável que seja isso. Digo isso, porque o fato é que o governo, qualquer governo, em qualquer época do mundo, tem uma posição ideológica que vai ser encaixada em um ponto do espectro esquerda/direita, portanto, votar com o governo é votar com a esquerda ou a direita, a não ser em um hipotético e inexistente governo completamente de centro.
Mesmo a interpretação do eixo horizontal como governo/oposição é razoavelmente problemática, porque é uma inferência feita a partir de um dado do senso comum que "PT é governo e PSDB é oposição", apesar de provavelmente correta.
Talvez conseguir atrair gente da área de humanas para ajudar a interpretar os resultados (principalmente se o projeto evoluir para algum nível de análise qualitativa dos projetos votados) seja o melhor caminho.