Modelo LaTeX para monografias na Poli

Este tutorial (arquivo em anexo) foi escrito por Keila Keiko Matsumura (aluna do comp coop) e explica como instalar o LaTeX e demais dependências necessárias para a utilização do modelo de monografia para LaTeX feito pelo professor Paulo Barreto, que visa se adequar com as normas de monografia da Escola Politécnica (USP), que são ligeiramente diferentes da norma ABNT.
Este tutorial se baseia no sistema Windows. Contribuições sobre como realizar o procedimento em outros ambientes são bem vindas =)
Obs: sobre a instalação do LaTeX no Ubuntu, incluindo o pacote abntex (monografias de acordo com a norma ABNT), já temos esse tutorial: http://polignu.org/acoes-e-projetos/latex/137-latex-no-ubuntu.
Um problema que os grupos de TCC tem encontrado ao utilizar o modelo do prof Barreto é que este modelo não suporta vários autores (afinal, MONOgrafia só deve ter um autor, neh ;-). Se você tiver alguma solução para esse problema, por favor, poste aqui!!!

Portuguese, Brazil
Tipo: 

5 comments

26
Dec

Muito bom! Obrigado pela contribuição.

Eu tinha visto uma solução com um amigo meu de simplesmente replicar a criação do comando autorPoli gerando outros comandos que fizessem exatamente a mesma coisa pra possibilitar mais autores. Mas esse modelo é bem melhor.

Valeu!

26
Dec

Muito bom template. Mas tenho um problema na lista de figuras: A legenda da figura aparece em apenas uma linha, ou seja, ela não aparece inteira. Sabe como posso consertar?

20
Sep

Há uma maneira de fazer a bibliografia deixar na citação um número de chamada para a referência ao invés dos nomes e ano das mesmas?
 
Exemplo:
 
Texto:
De acordo com [1], a vida em Marte é impossível.
 
Referência:
[1] Silva, J. F. Uma análise da vida......
 
Tentei usar o \bibliographystyle{acm} que é o comando que geralmente eu uso para fazer isso, mas nesse modelo não tem funcionado. 
 
Inté
Rafael

6
Aug

Há uma maneira de fazer a BIBLIOGRAFIA deixar na citação um número de chamada para a referência ao invés dos nomes e ano das mesmas?

Exemplo:

Texto:
De acordo com [1], a vida em Marte é impossível.

Referência:
[1] Silva, J. F. Uma análise da vida......

Tentei usar o \bibliographystyle{acm} que é o comando que geralmente eu uso para fazer isso, mas nesse modelo não tem funcionado.

Obrigada,
Andréia

6
Sep

Andreia, sim, isso é possível.

Na realidade, o que eu recomendaria a você é procurar o pacote ABNTEX2 , que substitiu o ABNTEX e hoje está muito bem desenvolvido. Ele já tem opções (e documentação) sobre como fazer isso (dentre muitas outras coisas).

Add new comment