Lançado o Portal Brasileiro de Dados Abertos

Durante o Café com Debate de hoje (04/05/2012), que contou com a temática "Como os dados abertos vão transformar as práticas do governo e gerar oportunidades para a sociedade.", o governo federal lançou o Portal Brasileiro de Dados Abertos (dados.gov.br), que teve seu desenvolvimento organizado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MP), por meio da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação (SLTI).

O evento contou com os debatedores Alexandre Gomes - representante do movimento Transparência Hacker; Delfino Natal de Souza - secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento; Hartmut Richard Glaser, secretário executivo do Comitê Gestor da Internet do Brasil; e Carlos Francisco Cecconi, analista de projeto do W3C Brasil; e foi moderador por Paulo Carvalho, presidente da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

O portal faz parte da política brasileira de dados abertos, criada a partir da Parceria para Governo Aberto (Open Government Partnership-OGP), e constitui ferramenta fundamental para o acesso e o uso dos dados abertos do governo federal, por parte da sociedade. A divulgação de dados abertos é preconizada também na Lei de Acesso à Informação (Lei no 12.527), que entra em vigor em 16 de maio.

Vale destacar que o portal contou com um modelo de desenvolvimento aberto e colaborativo, com código sob licença livre, no qual qualquer pessoa interessada pode e pode participar do desenvolvimento do portal. E não é preciso saber programar para isso. Conhecimentos de design, organização de informações e dados, ontologias, conhecimentos da estrutura pública e muitos outros são fundamentais para o desenvolvimento do portal, inclusive ajuda para escrever tutoriais de como utilizar o portal. Se você possui interesse em ajudar no desenvolvimento dessa ferramenta que vai contribuir muito para a democracia brasileira, basta seguir as indicações deste link: http://dados.gov.br/dev/

O portal conta com diversas ferramentas, para diversos usos e públicos. As bases de dados incluídas no portal podem ser baixadas (diversos formatos), ou podem ser acessadas por meio de uma API* disponibilizada pelo portal.
Além disso, o portal também conta com recursos para algumas análises de dados e cruzamentos, exposição de indicadores, e, acima de tudo, aceita a inclusão de novos dados e novos aplicativos que façam análises diferentes.

Vale sempre lembrar que o portal está em constante desenvolvimento. Isso significa que sempre existem melhorias a serem feitas, novos dados a serem inseridos, e as sugestões e críticas são bem vindas - assim como ajuda para por a mão na massa!

Enfim, vale conhecer o portal e o projeto! E se integrar a ele!

O lançamento foi gravado e, assim que tivermos acesso ao link da filmagem, disponibilizaremos.

E como todo projeto colaborativo, a comunidade se encarregou de fazer um relato do evento de lançamento. Coloco em anexo a este post o log deste relato coletivo.

*API é um conjunto de regras e funções que um determinado sistema oferece para que os dados do sistema possam ser acessados externamente.

Parte das informações deste post foram buscadas em: http://thackdaydf.com.br/2012/04/lancamento-do-portal-de-dados-abertos-do-governo-federal-dia-4-de-maio/

Portuguese, Brazil

1 comment

1
Jun

Apenas para complementar e deixar registrado, aqui está o vídeo do evento:

http://assiste.serpro.gov.br/enap_cafecomdebate/cafe5.html

 

 

Add new comment