GIMPNU

O GIMPNU contou com 8h/aula, atingiu cerca de 10 pessoas e foi oferecido a que tivesse interesse em aprender GIMP, mais especificamente programadores com objetivo de usar recursos gráficos na elaboração de games.
 
O principal objetivo do curso foi apresentar o software GIMP a alunos iniciantes, de forma a permitir que os mesmos conhecessem sua estrutura de trabalho e posteriormente pudessem aprender de forma auto-didata. Nesta segunda etapa, recomendou-se fazer uso da página do GIMP http://www.gimp.org/, onde é possível encontrar inúmeros tutoriais que ensinam os mais diversos comandos e funções das quais o programa se serve.
 
Foi usado o material como o apresentado abaixo (VER FOTO MADRUGA MORISSON), de forma a desenvolver de forma prática os conhecimentos citados acima.
 
Neste exemplo, além do entendimento da estrutura básica de trabalho (que é composta por layers e seleções), foram usados ferramentas básicas do programa como:
- Seleção (Padrão, Tesoura e Varinha Mágica)
- Luz e Somba
- Histogramas de luz e cores
 
O roteiro básico de exploração deste exemplo compreendeu:
- Buscar foto do CD do The Doors com Jim Morisson na capa.
- Buscar foto do Sr. Madruga cujo ângulo facial esteja coerente com o de Jim.
- Separar o cabelo de Jim em um layer único
- Separar a face de Sr. MAdruga em um layer único
- Ajustar os tamanhos
- Aplicar coloração preto e branca e ajustar tons no layer de Sr. Madruga
- Acabamento em luz e sombra
 
Para percorrer o roteiro acima, fez- uso das ferramentas anteriormente mencionadas, combinando-nas de diferentes maneiras e em variadas sequências.
 

O GIMP é um excelente software livre de manipulação de imagens. Recomendo seu uso!

Gustavo Cardozo Mukay, instrutor do curso

Não há comentários.

Comentar