Tutorial de utilização da Aplicação de Demonstração da OpenMOOC

OpenMOOC é uma plataforma open source (licença Apache 2.0) que implementa uma solução MOOC totalmente aberta. Se você não sabe o que é um MOOC veja em http://pt.wikipedia.org/wiki/MOOC.

OpenMOOC

Para iniciar seu primeiro MOOC é preciso se familiarizar com a plataforma. A OpenMOOC disponibilizou uma máquina virtual com todas as configurações necessárias para o funcionamento do curso e conteúdo de exemplo.

Com ela é possível entender como funciona o sistema de links que interligam as páginas e a forma de manipulação do conteúdo, tanto como administrador quanto como aluno.

Porém, existe um pouco de dificuldade quanto ao uso da máquina virtual porque existem alguns detalhes que devem ser considerados ao tentar usá-la em softwares de virtualização.

Por esse motivo, fizemos um tutorial de inicialização da máquina virtual disponível no OpenMOOC em http://openmooc.org/2013/05/15/virtual-machine-available-for-testing-openmooc/.

O tutorial utiliza como software de virtualização o VirtualBox. Se você utilizar algum outro software pode ser que não encontre os caminhos especificados no tutorial.

 

Máquina Virtual OpenMOOC

A Aplicação de Demonstração do OpenMOOC é a maneira mais rápida e mais fácil de se executar um sistema aberto MOOC.

Para executar este sistema, o seu host de máquina virtual precisa de uma CPU e BIOS com extensões virtuais ativados, como o VT em processadores Intel ou AMD-V ou SMV em processadores AMD, 2 GB (este valor pode ser alterado) de RAM e 10GB de espaço livre em disco.

Para saber se o seu processador possui essa opção, consulte o site http://pt.wikipedia.org/wiki/Virtualiza%C3%A7%C3%A3o_x86.

 

Download

A imagem mais recente foi publicada em 14 de maio de 2013.

• Arquivo OVF

• Imagem do disco VMDK

No VirtualBox, acrescente a aplicação entrando no menu File -> Import Appliance. Selecione a aplicação e siga a importação.

 

Configurações de rede

É necessário indicar a conexão de rede da máquina virtual em relação ao hospedeiro. Para definir a conexão, criar uma nova rede interna e alterar a rede da máquina virtual para enxergá-la.

No VirtualBox, entre no menu File -> Preferences -> Network. Clicar no botão Add host-only. Uma nova rede foi criada. Agora, selecione a máquina virtual e clique em Settings -> Network. Nas opções Attached to: selecione Host-only Adapter. Na opção abaixo, selecione a rede que você criou.

Agora as configurações externas de rede já estão prontas. 

A aplicação é configurada por padrão para reconfigurar todos os componentes afetados por uma mudança de IP no processo de inicialização. Para permitir isso, cada aplicativo usa uma porta alternativa:

Moocng: 80

Askbot: 8080

IDP: 8081

O arquivo /etc/default/openmooc lida com a configuração do processo de configurações de personalização que acontece no momento da inicialização.

Você pode definir o nome do servidor apache do virtualhost editando esse arquivo, exemplificado abaixo.

# Force reconfig on every boot

FORCE_RECONFIG=True


# Complete this values if you want to use public domains

# Remember to execute

#

# HOSTNAME_ASKBOT="questions.example.com"

# HOSTNAME_MOOCNG="mooc.example.com"

# HOSTNAME_IDP="idp.example.com

 

Se você definir a variável FORCE_RECONFIG como False ou você deixá-la vazia, o processo de reconfiguração só será executado no primeiro boot, em seguida, se você já tiver iniciado o sistema, então o sistema nunca será reconfigurado.

Se você quiser mudar de IP e porta para valores diferentes, como um domínio sem portas, você deve descomentar as variáveis HOSTNAME_* e executar o comando reconfig. Lembre-se de definir FORCE_RECONFIG como False.

service openmooc-config reconfig

 

Primeiros passos no OpenMOOC

A url para sua instância OpenMOOC é mostrada após o boot.

Existem diferentes usuários com diferentes papéis registrados em seu sistema. Note que todos os usuários no OpenMOOC usam um e-mail como nome de usuário.

Uma senha genérica foi atribuída a todos os usuários: openmooc

Estudantes:

Professores:

Gerente de Plataforma:

 

Como exemplo de conteúdo, existem 10 cursos criados.

O primeiro curso é para fins de demonstração.

Os outros cursos estão vazios, mas têm um fórum pré-criado.

Os cursos e fóruns estão ligados por urls. Então lembre-se que você não pode mudar link de um curso, se você quiser a manter o integridade da ligação entre ele e seu fórum.

No comments available.

Add new comment