8º Coding Dojo do PoliGNU

 

Sexta-feira acontece o 8º Coding Dojo do PoliGNU. Não perca!

Data: 24/05/2013 (sexta-feira)

Horário: das 11h às 13h

Local: alguma sala inteira, no último piso, prédio do Biênio, Poli-USP

O que é um "Dojo"?

Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Mas não é deste dojo que estamos falando aqui. Esta atividade será um Dojo de programação - ou Coding Dojo.

Segundo o http://codingdojo.org/: “Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.”[1]

Ele é feito baseado em alguns princípios e regras bem simples.

Princípios

  • Você não precisa saber programar para participar;
  • Você só precisa de vontade de aprender (e um pouquinho de calma);

Regras

  • Pair programming: A programação é feita em duplas. Cada dupla tem um piloto e um co-piloto. Ambos pensam juntos, mas só o piloto digita. Cada par tem um tempo fixo no seu turno (definido no começo do dojo, mas são alguns minutos). Quando esse tempo acaba:
        * O piloto volta para a platéia

        * O co-piloto assume o lugar do piloto
        * Um novo co-piloto vem da platéia
  • Todos devem entender: O piloto e o co-piloto devem sempre explicar em voz alta o que estão tentando fazer para solucionar o problema. Qualquer um na platéia pode pedir explicações se não entender algum raciocínio.

Neste dojo utilizaremos a linguagem de programação Python.

Desafio: chegar de ônibus

Uma cidade têm várias linhas de ônibus, e pontos de ônibus numerados. Descubra se é possível ir de um dado ponto de ônibus até outro. (Qualquer semelhança com a busca de rota nos mapas do Google® é mera coincidência...)

O código que escrevemos durante o Dojo pode ser baixado (arquivo rotas.py.txt, procure por um link em volta deste post).

Portuguese, Brazil
Anexo: 
Atividade: 

No comments available.

Add new comment