PoliGNU na Campus Party 2013

Esta semana aconteceu um dos maiores eventos de tenocologia do Brasil, a Campus Party 2013, aqui em São Paulo, no Anhembi. A Campus Party, carinhosamente chamda de #cpbr6 pelos internautas, contou com vários palcos e o mais especial deles foi o Sócrates, dedicado a Software Livre.

Dentro da programação da #cpbr6 o PoliGNU participou com a palestra "Dados abertos e o Radar Parlamentar" no dia 29/jan dada pelo Diego Rabatone Oliveira, participou do painel "Mulheres e Software Livre" no dia 29/jan com a Haydée Svab, ministrou a "Oficina de Instalação de Ubuntu"no dia 30/jan dada por Diego Rabatone Oliveira, Thiago Costa de Paiva e Nelson Lago (CCSL-USP) e também conduziu a "Oficina de LaTeX" no dia 31/jan dada por Thiago Costa de Paiva, Moisés Medeiros de Oliveira e Leonardo Alexandre Ferreira Leite.

Na palestra Dados abertos e o Radar Parlamentar foi abordada a importância dos dados abertos, sem os quais não seria possível o desenvolvimento do projeto Radar Parlamentar. O Radar Parlamentar é um aplicativo que determina "semelhanças" entre partidos políticos baseado na análise matemática dos dados de votações de projetos de lei na casa legislativa. Essas semelhanças são apresentadas em um gráfico bi-dimensional, em que círculos representam partidos e a distância entre esses círculos representa o quão parecido esses partidos votam.

Site do projeto: radarparlamentar.polignu.org

Repositório: https://github.com/leonardofl/radar_parlamentar/

Entrevista dada na#cpbr6: http://www.youtube.com/watch?v=uj-RqQqQwIc&list=UUdl9h618rks5vUDFSzTxgew&index=18

No painel Mulheres e Software Livre as participantes compartilharam suas experiências de atuação na área de tecnologia, tendo em vista o fato de serem mulheres. Alguns casos de preconceito seja explícito, seja velado foram expostos tanto pelas convidads quanto pela plateia. Reforçou-se o perigo que representa o preconceito velado, muitas vezes responsável por criar ambientes desagradáveis e pouco atrativos. Um relatório da NCWIT apontou a diferença de remuneração e o preconceito velado como dois grandes fatores para que as mulheres não se fixem nas carreiras de TI, sendo que esta área vem tendo participação feminina descrescente, em descompasso com outras áreas das ciências exatas.

Saiba mais sobre o grupo PoliGen: http://polignu.org/mulheres/textosartigos/poligen

Entrevista dada na #cpbr6: http://www.youtube.com/watch?v=NnXSbw0pfgs

Matéria da Pink Geeks: http://www.thepinkgeeks.com.br/2013/02/mulheres-e-software-livre-cpbr6.html

A Oficina de Instalação de Ubuntu contou com cerca de 35 pessoas e com a cobertura da equipe da Globo Universidade. Nela foram explicados os conceitos básicos do sistema operacional e diversas formas de realizar sua instalação: deixando apenas o Ubuntu, fazendo dual boot com outro sistema operacional ou instalando-o numa máquina virtual. De acordo com os participantes a oficina esclareceu muitas dúvidas e de acordo com a organização do evento foi uma das oficinas de maior sucesso.

Algumas dicas sobre Ubuntu no nosso site: http://polignu.org/search/node/ubuntu

 

A Oficina de LaTeX contou com cerca de 25 pessoas e, inicialmente foi orientada a preparação de um ambiente de trabalho com LaTeX (o LateX propriamente dito e o editor). Foi explicado um pouco o que é e de onde surgiu o TeX e o seu derivado, LaTeX. Na sequência foi dado um panorama geral das vantagens e desvantagens de seu uso em relação a outros ambientes de produção e foi proposto aos participantes que começassem a fazer seu prórpio documento. Quem participou produziu um documento do tipo artigo, com título, seções, subseções, ambientes flutuantes e modo matemático. Ao final, foram dados exemplos de rescursos mais elaborados com LaTeX como tabelas, posters, agenda, etc.

Algumas dicas sobre LaTeX no nosso site: http://polignu.org/latex/


 

Ainda durante a Campus party foram realizadas duas promoções pela equipe do PoliGNU:
A primeira delas premiou o @lipe_lp com uma camiseta do grupo após ele responder qual prêmio e colocação o Radar Parlamentar conseguiu em 2012.

A segunda premiou premiou um dos participantes com a Agenda do PoliGNU, após este responder corretamente qual o pacote do LaTeX utilizado para produzir tabelas longas.

Portuguese, Brazil

No comments available.

Add new comment