Confira os vencedores da Maratona Hackathon

Os desenvolvedores da equipe Chutaum foram os primeiros colocados da primeira Maratona Hacker da Câmara Municipal de São Paulo, a Hackathon, projeto que convidou os hackers a criarem aplicativos que facilitem a leitura e o entendimento dos dados disponibilizados no site da instituição para os cidadãos.

O projeto apresentado pela Chutaum, denominado “Siga os Vereadores de São Paulo”, cria uma plataforma de linha do tempo com as ações realizadas pelos atuais vereadores, possibilitando ainda que os usuários sigam os parlamentares.

O segundo lugar ficou com o PoliGNU, que apresentou o “Radar Parlamentar”, uma análise matemática sobre os dados de votações de projetos de lei na Câmara para determinar as “semelhanças” entre os partidos na atuação parlamentar.

A Capital PHP, terceira colocada, trouxe à maratona um aplicativo que gera conteúdo no formato wiki, possibilitando a publicação automática no formato especificado.

A cerimônia de premiação dos ganhadores será realizada no próximo dia 15 de junho, às 15h, na sala da presidência da Câmara (8º andar).

A Maratona
A competição, realizada em parceria com a Open Knowledge Foundation Brasil e a W3C Brasil, teve duas fases. Na primeira, que aconteceu nos dias 12 e 13 de maio, os desenvolvedores tiveram 48 horas, sem intervalo, para avaliar os dados da Câmara e submeter um esboço geral do aplicativo.

Na segunda etapa, que foi até 25 de maio, os participantes puderam aperfeiçoar os aplicativos, melhorando a forma de uso, o design e o tratamento dos dados, mas sem mudar a estrutura original do trabalho. Todos os programas desenvolvidos podem ser acessados neste site.

(06/06/2012 - 17h17)

Portuguese, Brazil
Foco: 

No comments available.

Add new comment