Defenda sua liberdade de instalar software livre

Este é um abaixo-assinado para que o Secure Boot não impeça o uso de software livre.

Segue o anúncio traduzido, bem como outros textos na página para quem quiser participar.
 
Microsoft anunciou que se fabricantes de computadores desejam distribuir máquinas com o símbolo de compatibilidade com o Windows 8, terão que implementar uma medida chamada "Boot Seguro" (Secure Boot). Contudo, ainda se está por saber se esta tecnologia honrará o seu nome, ou se em vez disso merecerá a alcunha de "Boot Restrito".
 
 
Quando feito de modo correto, o "Boot Seguro" está projetado como proteção contra malware, impedindo computadores de carregar programas binários não autorizados quando inicia. Na prática, significa que computadores que o implementam não irão iniciar ("bootar") sistemas operacionais não-permitidos — incluindo sistemas anteriormente autorizados que foram modificados sem ser reaprovados. Esta pode ser uma qualidade merecedora do nome, se a pessoa usuária é capaz de autorizar os programas que quiser usar, podendo executar software livre escrito e modificado por ela mesma, ou pessoas de sua confiança. Contudo, estamos preocupados de que a Microsoft e fabricantes de hardware implementem essas restrições de inicialização (boot) de um modo que impeça seus usuários de iniciar (boot) qualquer coisa que não seja Windows. Nesse caso, a melhor pedida é chamar essa tecnologia Boot Restrito (ou Inicialização Restrita), já que tal requisito seria uma restrição desastroda para os usuários de computadores e de modo algum um atributo de segurança.

Por favor acrescente o seu nome à seguinte declaração, para mostrar a fabricantes de computadores, governos e à Microsoft que você se importa com a liberdade e trabalhará para protegê-la.

Nós, abaixo-assinados, insistimos que todos os fabricantes de computadores implementando o chamado "Secure Boot" da UEFI o façam  de modo a permitir a instalação sistemas operacionais livres. Para respeitar a liberdade dos usuários e verdadeiramente proteger sua segurança, fabricantes devem quer permitir ao dono desabilitar as restrições de boot inicialização (boot), ou prover um mecanismo garantido que lhes possibilite instalar e executar o sistema operacional livre de sua escolha. Nos comprometemos a não comprar ou recomendar computadores que extirpam dos usuários essa liberdade essencial, e vamos ativamente incitar pessoas em nossas comunidades a evitar sistemas de tal modo restritos.

 

Outros textos na página


Depois de enviar este formulário, você receberá um email de nósvsolicitando que confirme a assinatura antes de que a acrescentemos à declaração. Por favor note que a assinatura não o coloca na lista de emails geral da FSF; só enviamos notificações associadas a este assunto em particular. 
 
Esta é uma declaração pública e seu nome será tornado público quando clicar o link de verificação em seu email. Nós não publicamos ou compartilhamos o endereço de email com qualquer grupo fora da FSF. Veja nossa política de privacidade para mais informação. Você pode ver a lista de todos os assinantes verificados. Apoie esta campanha e os demais trabalhos da FSF como membro ou fazendo uma doação hoje.

 

Portuguese, Brazil

No comments available.

Add new comment