Add new comment

Aprenda Javascript de um jeito diferente

Logo JavaScriptTraduzimos para português uma série de seis artigos escritos pelo Dale Schouten, que ensinam alguns conceitos fundamentais do Javascript de um jeito bastante descontraído e interessante, principalmente para quem já programa ou tem noções da linguagem C/C++ (e já se divertiu um pouco com o bom e velho Basic).

O Dale começa a série de artigos contando um pouco da vida dele, e convidando o leitor a experimentar imediatamente o Javascript, com um exercício rápido para ser feito dentro do próprio navegador. Nos dois artigos seguintes (este e este), ele faz algumas analogias interessantes entre a estrutura de código em C e Javascript, e mostra alguns truques e especificidades da linguagem. Confesso que algumas coisas que ele explica ali, de forma didática, me custou um bom tempo para aprender na base da cabeçada, e o que achei mais legal é que ele usa o nosso “jeito de pensar” programando em C e mostra como traduzir isso para Javascript.

No quarto artigo começam as comparações com C++, e de forma bem interessante e simplificada, ele vai mostrando como trabalhar com objetos dentro do Javascript. O quinto artigo, reutiliza exemplos dados no quarto artigo, e desta vez mostra o que está acontecendo de forma mais aprofundada.

Para encerrar a série, o sexto artigo apresenta alguns truques adicionais do Javascript, e dá algumas dicas importantes, principalmente no uso do famoso objeto “this” (muita gente aí já deve ter quebrado a cabeça com ele no Javascript).

Recomendo a leitura de todos os artigos, pois ela vai te poupar um bom tempo quebrando a cabeça tentando entender os motivos de algo não ter funcionado no seu código, ou o que é pior ainda, vai te ajudar a entender porque seu código funcionou :) (se você é um programador de verdade, sabe bem do que eu estou falando).

Perdi um bom tempo quebrando a cabeça por aí para aprender alguns conceitos explicados de forma bem interessante por ele, portanto aproveite a leitura!

Com informações da Intel.

Undefined