Add new comment

13
Oct

Hackathon da Câmara dos Deputados & Hackathona do Ônibus

Hackathon 2013 da Câmara dos Deputados é um concurso de aplicativos voltados à utilização dos dados legislativos e parlamentares organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, contando também com o apoio da ESAF.

Os principais objetivos são:

  • Promover o desenvolvimento de projetos que visem ao aumento da transparência na divulgação de informações públicas por meio de tecnologias digitais.
  • Transformar informações de interesse público em soluções web que visem a melhoria do processo legislativo e o aumento da transparência na divulgação do trabalho parlamentar na Câmara dos Deputados. 
  • Mobilizar a sociedade na busca de melhorias do processo legislativo e do trabalho da Câmara dos Deputados.

Para fomentar a discussão, troca de ideias, amadurecimento de conceitos e composição de equipes, o PoliGNU em parceria com o CCSL e o Caos Focado organizou um Workshop em 11/set/2013. Nesse dia surgiu de tudo: muitas concepções de política, do que queremos para a política, do que pensamos ser o papel do(a) representante do povo, do que faríamos nós se pudesse intervir mais nos altos escalões de poder. Tudo isso foi posto para fora, cada pedaço de algo maior tomou um espaço de post-it que eram colados copiosamente em folhas de flip-chart. Depois de tudo junto, misturado, reagrupado e selecionado, cada grupo apresentou uma ideia de aplicativo para os demais. Uma boa pizza depois disso tudo fechou a atividade!

A inscrição era até 20/set/2013 e poderiam inscrever-se equipes de até 3 pessoas maiores de 18 anos já apontando qual ideia pretende desenvolver. Dos inscritos, 50 participantes seriam selecionados para ter despesas de transporte, acomodação e alimentação custeados pelo evento. Se todos(as) que participaram se inscreveram não sabemos. Nem todos(as) que se increveram usaram as ideias  desenvolvidas no Workshop, mas certamente este momento foi essencial para amadurecer o projeto e formar equipes. Dentre os participantes selecionados, se encontram pelo menos 7 membros que desenvolvem, ou desenvolveram recentemente, atividades de pesquisa no CCSL. Além disso, estão também selecionados mais outros 4 membros que desenvolvem atividades relacionadas ao PoliGNU (Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP) e ao PoliGen (Grupo de Estudos de Gênero).

Encaramos como um sucesso o alto percentual de pessoas que fizeram o Workshop serem selecionadas. Assim, resolvemos repetir a dose e promover outro com os mesmos parceiros (em time que está ganhando não se mexe), desta vez de preparação para a primeira Hackathona do Ônibus. Nosso Workshop ocorrerá em 16/out/2013, às 18h no Auditório do CCSL-IME/USP.
A Hackatona do Ônibus é uma competição que tem como foco principal melhorar o sistema de transporte coletivo da cidade de São Paulo. Os participantes poderão escolher qualquer segmento de dados a usar e podem enfrentar um ou mais desafios que são: Usuário atuando como Fiscal/Informante, Mineração e Análise de Dados, Serviço e Inovação. Os participantes poderão propor um novo desafio. As inscrições vão até 18 de outubro (equipes de até 5 participantes).