Add new comment

19
Jul

Alguns Recursos para Aprimorar sua Capacidade de Programação em R

Alguns Recursos para Aprimorar sua Capacidade de Programação em 

por Ricardo Ceneviva

Aqui abaixo listo e comento brevemente alguns recursos disponíveis gratuitamente na Internet para apreender e/ou aprimorar suas capacidades de programação e uso do RR é uma linguagem para computa ção estatística e gráficos. Uma das grandes vantagens do R é que se trata de um Software Livre. Você pode baixar o R gratuitamente na página oficial do Projeto R na internet: http://cran.r-project.org/. Há diversos recursos gratuitos disponíveis 

 
  1. O manual oficial de introdução ao R, “An Introduction to R”, disponível na Internet em HTML ou PDF
  2. O livro de John Verzani, “simpleR”, aqui em PDF, é uma boa “porta de entrada” ao incrível mundo do R
  3. Google R Style Guide oferece algumas regras básicas para nomes, espaços, etc., que em geral parecem-me “boas-práticas” para programação científica em R.
  4. Quick-R. Este site é destinado principalmente àqueles que já fazem uso de softwares estatísticos comerciais, tais como: SAS, SPSS ou Stata. As instruções são muito claras e o site muito bem organizado. Muitos o acharão útil e fácil de usar. 
  5. Patrick Burns, The R Inferno. Nas palavras do próprio Burn “Se você está usando o R e acha que está no Inferno. Este é um mapa para você.”
  6. O ótimo site Software Carpentry não é especificamente direcionado à programação em R, mas contém muitas dicas, informações, e bons conselhos sobre a programação científica em geral.
  7. RStudio é um ambiente de desenvolvimento integrado ou um IDE (integrated development environment)  para o R. Seu uso não é obrigatório; mas é altamente recomendável; pois dará o todos (em todos os computadores) um ambiente de trabalho comum. Além disso, traz muitas facilidades para a vizualização dos objetos, identação dos scripts, entre outras.