Add new comment

5
Jun

9º Coding Dojo do PoliGNU

Sexta-feira aconteceu o 9º Coding Dojo do PoliGNU.  Saiba como foi!

Data: 07/06/2013 (sexta-feira)

Horário: das 11h às 13h

Local: alguma sala inteira, no último piso, prédio do Biênio, Poli-USP

O que é um "Dojo"?

Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Mas não é deste dojo que estamos falando aqui. Esta atividade será um Dojo de programação - ou Coding Dojo.

Segundo o http://codingdojo.org/: “Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.”[1]

Ele é feito baseado em alguns princípios e regras bem simples.

Princípios

  • Você não precisa saber programar para participar;
  • Você só precisa de vontade de aprender (e um pouquinho de calma);

Regras

  • Pair programming: A programação é feita em duplas. Cada dupla tem um piloto e um co-piloto. Ambos pensam juntos, mas só o piloto digita. Cada par tem um tempo fixo no seu turno (definido no começo do dojo, mas são alguns minutos). Quando esse tempo acaba:
        * O piloto volta para a platéia

        * O co-piloto assume o lugar do piloto
        * Um novo co-piloto vem da platéia
  • Todos devem entender: O piloto e o co-piloto devem sempre explicar em voz alta o que estão tentando fazer para solucionar o problema. Qualquer um na platéia pode pedir explicações se não entender algum raciocínio.

Neste dojo utilizaremos a linguagem de programação Python.

Desafio: armazenagem de elementos perigosos!

Alguns elementos químicos perigosos serão colocados em um armazém, mas normas de segurança impedem que alguns deles sejam colocados na mesma sala. De quantas salas precisamos?

O código que escrevemos durante o Dojo pode ser baixado (arquivo dojo_quim.py.txt, procure por um link em volta deste post). Se quiser contribuir com sua solução, fique à vontade! Ela não precisa ser escrita em python.

English
Atividade: