Add new comment

7
Aug

JupiterPlus - Grade Horária

Este é o primeiro resultado de um novo projeto do PoliGNU, o "Projeto GreaseMonkeing". Neste primeiro post apresentamos o JupiterPlus - Grade Horária, uma extensão para o Firefox que melhora a visualização da grade-horária no sistema JupiterWeb da Universidade de São Paulo.

Primeiramente explicando alguns termos:

GreaseMonkey - Add-on (ou extensão) para Firefox que permite que sejam criados scripts (em JavaScript) para melhorar a forma como páginas web são exibidas e utilizadas em seu computador.

JupiterWeb (ou somente Jupiter) - Sistema interno da graduação da Universidade de São Paulo. É por meio dele que os estudantes fazem (parte de) suas matriculas, verificam horários e etc.

História e sobre o JupiterPlus

Em meados de 2008 um dos integrantes do (ainda em formação) PoliGNU, o Felipe "Juca" Sanches, teve a brilhante ideia de utilizar o GreaseMonkey para melhorar a parca usabilidade do JupiterWeb.

O foco inicial foi a página de visualização da grade-horária do semestre corrente. Da forma como a página foi construída originalmente, a grade-horária era uma tabela na qual era praticamente impossível de se visualizar conflitos de horário, horários vagos, etc.

Infelizmente com algumas mudanças no código original da página o script parou de funcionar, mas, 4 anos depois decidi me debruçar um pouco sobre o código-fonte do script, resolver seu problema e implementar mais uma ou outra funcionalidade.

Dessa forma, está aqui a primeira versão "oficial" oferecida pelo PoliGNU para quem quiser ter uma experiência melhorada com sua grade-horária.

Só lembrando que isto é um software livre e que qualquer colaboração é muitíssimo bem vinda!

Os próximos passos serão scripts para outras áreas do sistema JupiterWeb!

(só lembrando que para utilizar esse script é preciso ter a extensão greasemonkey instalada em seu firefox).

Update:

Para facilitar o uso criamos uma extensão (add-on) para o firefox com nosso script. Basta clicar aqui para instalar a extensão (sem a necessidade de se ter o greasemonkey).

 

Grade Horária Sem o JupiterPlus:
Grade Horária Com o JupiterPlus:

Portuguese, Brazil
Projeto: