Add new comment

PoliGNU no Summer of Code!

Conforme previsto no cronograma oficial do Google Summer of Code, programa de bolsas voltadas ao desenvolvimento de software livre sobre o qual falamos em uma palestra realizada há algumas semanas, no dia 26/4 foi anunciada a lista de projetos aprovados para esse ano. Anderson Pierre Cardoso, aluno do terceiro ano de Engenharia de Computação (Semestral), e membro do PoliGNU, está presente nessa lista com o projeto "LibreDWG: write support for the DWG format" e receberá uma bolsa financiada pelo Google para implementá-lo durante os quatro meses de "verão" (inverno no hemisfério sul).

LibreDWG é uma biblioteca livre que provê uma implementação da especificação do formato de arquivos proprietário DWG, utilizado em aplicações de engenharia como o AutoCAD. Atualmente a LibreDWG suporta operações de leitura para as versões 13, 14, 2000 e 2004 do formato. A biblioteca é escrita na linguagem de programação C, mas bindings para outras linguagens estão em desenvolvimento atualmente - permitindo que programas escritos em Perl ou Python, por exemplo, utilizem suas funcionalidades. Com a implementação do suporte à escrita, será aberto um novo front na interoperabilidade entre o AutoCAD e CADs livres e de código aberto.

Apesar de ainda estar em estágio de desenvolvimento e não possuir uma versão estável, a LibreDWG já está sendo utilizada em caráter experimental em programas como o GRASS, um sistema de informações geográficas amplamente difundido - e livremente diponível para quem queira utilizá-lo, modificá-lo e redistribuí-lo. Resultado direto das pesquisas do projeto CAD Livre, realizado por membros do PoliGNU no Escritório Piloto, atualmente a LibreDWG é um pacote do Projeto GNU.

Portuguese, Brazil