Add new comment

15
Dec

Ajude a salvar o MySQL

 

Este texto é uma tradução do original que se encontra em:

http://monty-says.blogspot.com/2009/12/help-saving-mysql.html

Michael Widenius é o criador do MySQL, o banco de dados mais disseminado do planeta e feito em Software Livre.

==================================================

Ajude a salvar o MySQL
Eu, Michael "Monty", o criador do MySQL, peço a você de forma urgente para ajudar a salvar o MySQL 
das garras da Oracle. Sem a sua ajuda imediata a Oracle pode se tornar proprietária do MySQL a qualquer momento. Você pode apoiar esta causa e ajudar a proteger o futuro desenvolvimento do MySQL como produto de um projeto Open Source escrevendo à Comissão Europeia (CE). 

Sobre o que este texto é fala:
- Resumo do que está acontecendo;
- O que a Oracle não prometeu;
- Comportamentos anteriores da Oracle com softwares Open Source;
- Ajude a divulgar esta informação (Vá para 'O que eu quero lhe pedir que você faça')
- Exemplo de e-mail para enviar à Comissão (Vá para 'envie isto para:') 


Eu passei os últimos 27 anos criando e trabalhando no MySQL e espero, junto com minha equipe de desenvolvedores do MySQL, trabalhar com ele por muitos anos mais.

A Oracle está tentando comprar a Sun, e como a Sun comprou o MySQL no ano passado, a Oracle passará a ser proprietária do MySQL. Com o seu apoio, há uma boa chance de que a CE (já que a Oracle precisa de aprovação) impeça que isso aconteça ou demande que a Oracle mude os termos para o MySQL ou dê outras garantias para os usuários. Sem seu apoio isto pode não acontecer. A CE é a nossa última grande esperança agora, porque o governo estados-unidense aprovou a compra, enquanto a Europa ainda está preocupado com os efeitos dela.

Em vez de apenas trabalhar de fora com a CE e concordar com soluções adequadas para corrigir a situação, a Oracle entrou em contato com centenas de seus grandes clientes e pediu-lhes para escrever para a CE e requererem a aceitação incondicional do negócio. De acordo com o que foi dito, a Oracle tem prometido aos clientes, entre outras coisas, que "eles vão colocar mais dinheiro no desenvolvimento do MySQL do que a Sun colocou" e que "se eles jamais abandonarem MySQL, um fork vai aparecer e cuidar das coisas".

No entanto, apenas colocar dinheiro em desenvolvimento não é prova de que algo útil algum dia será entregue ou que o MySQL vai continuar a ser uma força competitiva no mercado, como é agora.

Como eu já postei antes, um fork, não é suficiente para manter o MySQL vivo para todo o futuro, se a Oracle, como o detentora dos direitos autorais do MySQL, em algum momento decidir que eles devem matar o MySQL ou fazer partes do MySQL com código fechado.

A Oracle alega que irá cuidar bem do MySQL, mas vamos encarar os fatos: ao contrário de dez anos atrás, quando o MySQL era utilizado basicamente para a web, ele se tornou muito funcional, escalável e confiável. Agora é utilizado em muitas das maiores empresas do mundo, e elas o usam para um número crescente de finalidades. Isso não só assusta como também afeta a Oracle todos os dias. A Oracle tem que baixar os preços o tempo todo para competir com o MySQL quando as empresas começam novos projetos. Algumas empresas chegam a migrar projetos existentes do Oracle para o MySQL para poupar dinheiro. É claro que o Oracle tem muito mais funcionalidades, mas o MySQL já pode fazer muitas das coisas para as quais o Oracle é freqüentemente usado e isso ajuda as pessoas a poupar muito dinheiro. Ao longo do tempo o MySQL pode fazer com o Oracle o que obelittled Linux originalmente fez para o Unix comercial (grosso modo). 

Dessa forma eu não aceito a ideia de que a Oracle será um bom lar para o MySQL. Um MySQL fraco vale cerca de um bilhão de dólares por ano à Oracle, talvez até mais. Um MySQL forte nunca poderia gerar renda suficiente para a Oracle a ponto de eles quererem canibalizar sua galinha de ovos de ouro. Eu não acho que alguma empresa jamais tenha feito algo parecido. É por isso que a CE é cética e formalizou suas acusações cerca de um mês atrás.

Richard Stallman concorda que é muito importante qual companhia é dona do MySQL, que a Oracle não deveria ser autorizada a comprá-lo sob os termos atuais e que ele não pode apenas ser cuidado por uma comunidade de voluntários. http://keionline.org/ec-mysql

A Oracle não prometeu (até onde eu sei, e certamente não de uma forma juridicamente vinculativa):

 

  • - Manter (todo) o MySQL sob uma licença open source
  • - não adicionar, em forma de código fechadopartes, módulos ou ferramentas necessárias.
  • - manter os códigos do MySQL Enterprise Edition e Edição da Comunidade MySQL os mesmos
  • - não elevar os preços da licença MySQL ou do suporte ao MySQL
  • - liberar novas versões do MySQL de forma regular e oportuna. (*)
  • - continuar com o licenciamento duplo e sempre oferecer a preços acessíveis as licenças comerciais do MySQL para quem precisa delas (fornecedores de armazenamento e fornecedores de aplicação) ou fornecer o MySQL sob uma licença mais permissiva
  • - desenvolver o MySQL como um projeto Open Source
  • - trabalhar ativamente com a comunidade
  • - aplicar patches enviados em tempo razoável
  • - não discriminar patches que fazem com que o MySQL compita mais com outros produtos da Oracle
  • - garantir que o MySQL será melhorado também de maneira a torná-lo ainda mais competitivo com a principal oferta Oracle.

Ao observarmos como a Oracle lidou com a aquisição do InnoDB, eu não tenho grandes esperanças que a Oracle fará o que está dito acima, se não for obrigada a fazê-lo:

==Parei de corrigir a tradução Aqui==

Para InnoDB: 
Correções - Bug onde fez (mas isso foi feito sob uma obrigação contratual) 
Recursos - Novo, como a compressão que foi anunciado antes da aquisição, levou 3 anos para implementar 
- No momento tabelas ou introspecção em desenvolvimento 
- A comunidade, onde não autorizados a participar no desenvolvimento 
Desempenho - Patches de usuários (como Google), que teria aumentado não foi implementado / liberada após a Oracle anunciou a aquisição de sol. 
- Oracle começou a trabalhar no InnoDB +, versão de uma fonte mais "fechados" do InnoDB 
- No final, a Sun teve InnoDB garfo, apenas para ser capaz de melhorar o desempenho. 

É verdade que o desenvolvimento não continuar, mas isso era mais para poder continuar usando InnoDB como uma pressão sobre a MySQL AB. 

Note-se que o desenvolvimento da Oracle no kernel do Linux não é comparável com o MySQL, pois: 
- A Oracle está utilizando o Linux como plataforma principal para a sua base de dados de produtos primários (e, portanto, um melhor plataforma Linux faz Oráculos melhor) 
- O código GPL no kernel não está afetando o que está rodando em cima sobre ele (por causa de uma exceção no Linux). 

Porque nós não temos acesso a um banco de dados de clientes e usuários do MySQL o único caminho que podemos obter a palavra é a utilização do MySQL ea comunidade Open Source. Eu nunca teria recorrido a este caso a Oracle não teria quebrado as regras estabelecidas em casos de fusões anticompetitivas e tentar influenciar a CE por mobilizar activamente os clientes. 

Isto é muito crítica a este logo que possível, como CE, dependendo do que a Oracle está fazendo, precisa tomar uma decisão, quer na segunda-feira (2009-12-14) ou dentro de duas semanas. Por causa do prazo estrito, cada conta de e-mail! 

O que eu quero lhe pedir para fazer (até 2009-12-19): 

- Encaminhe este e-mail a todos que você sabe que está usando o MySQL ou código aberto / software livre e para toda a lista de e-mail onde você sabe que há pessoas presentes que usam ou se preocupam com MySQL e de código aberto (por favor, verifique primeiro se este e-mail não foienviados para lá antes) 
- Ou envie e-mails com informações sobre este e dizer-lhes para ler http://monty-says.blogspot.com/2009/12/help-saving-mysql.html 
- Adicionar links em seu site para http://monty-says.blogspot.com/2009/12/help-saving-mysql.html com o texto "Estamos usando o MySQL, ajudar a salvá-lo", para a duração do próximas duas semanas. 
- Blog sobre isto (sinta-se livre para incluir este texto ou apenas um link para o meu blog) 
- Convite por telefone (não contato por e-mail, é urgente) o seu chefe ou vice-presidente e pedir-lhe que leia este e-mail e enviar uma carta à Comissão Europeia ASAP! 
- Se você não tem ninguém para entrar em contato acima, envie um email para o CE! 

Como queremos a CE para obter uma imagem correcta da situação, nós queremos que você primeiro preencher a parte superior e, em seguida, escolher um dos textos propostos belowe que melhor corresponde a sua visão da situação. Sinta-se livre para abastecer seu próprio texto e informações adicionais se você acha que isso vai ajudar a CE para atingir um melhor entendimento de como o MySQL é usado. 

Encaminhe para: comp-merger-registry@ec.europa.eu 
Se você quiser nos manter atualizados, enviar uma cópia para ec@askmonty.org 

Se você tiver tempo extra para ajudar, preencha o seguinte, se não, pule para o texto principal. 

Nome: 
Título: 
Empresa: 
Tamanho da empresa: 
Quantas instalações do MySQL: 
Total de dados armazenados em MySQL (megabyte): 
Para que tipo de aplicações é usado o MySQL: 
Este e-mail deve ser mantida em sigilo pelo CE: Sim / Não 

Copiar ou utilizar um dos textos abaixo como base para sua resposta: 

a) 
Eu não confio em que a Oracle vai cuidar bem de MySQL e MySQL deve ser alienada para outra empresa ou fundação que tem tudo a ganhar em desenvolvimento e promoção de MySQL. Deve-se também no futuro, ser capaz de combinar o MySQL com aplicação de código fechado (seja por exceções, uma licença mais permissiva ou ser capaz de MySQL licença dupla, em condições favoráveis) 

b) 

Eu acho que a Oracle pode ser um bom administrador do MySQL, mas eu precisaria ter garantias CE juridicamente vinculativo da Oracle, que: 
- Todos do MySQL vai continuar a ser fonte totalmente aberto / software livre no futuro módulos (sem fonte fechado). 
- A versão de código aberto e de dupla versão licenciada do MySQL deve ter a mesma fonte (como hoje). 
- Que o desenvolvimento será feito na comunidade de forma amigável. 
- O manual deve ser liberado sob uma licença permissiva (para que se possa garfo-lo, da mesma forma que um garfo pode o servidor) 
- Que o MySQL deve ser liberado sob uma licença mais permissiva a garantir que garfos podem realmente competir com a Oracle se a Oracle não é um bom administrador, afinal. 
Em alternativa: 
- Deve ser capaz de sempre comprar a baixos preços para licenças comerciais do MySQL. 
- Todas as opções acima devem ser perpétuo e irrevogável. 

Também deve haver mecanismo para que, se a Oracle não está fazendo o que se espera dele, garfos devem ser capazes de competir com a Oracle 

c) 
Confio em Oracle e sugiro que a CE irá aprovar o acordo incondicionalmente. 

-------------------- 

Vamos provar a Oracle ea CE que a comunidade Open Source é uma verdadeira força e nós cuidamos bem de nossos cidadãos e que prefere trabalhar com empresas que faz o mesmo! 

O futuro do MySQL está em suas mãos! 

Obrigado pela ajuda! 
Michael Widenius 
Criador do MySQL 

UPDATE: A Oracle fez algumas promessas públicas que corrige apenas uma questão presente marcados com (*). 

NOTA: A promessa de fornecedores de motores de armazenamento não é o futuro seguro como é um tempo limitado não-afirmação (eles prometem não processar por 5 anos), mas eles ainda podem demandar um para usar um mecanismo de armazenamento com o código antigo, após os 5 anos .Eles limitaram a promessa para o armazenamento de motor API, mas não para outros plugin API: é que quase todos os mecanismo de armazenamento conectável usa. Eles esclarecer isso, a Oracle deve mudar isso seja uma exceção de licenciamento para todos os plugins e este deve ser válido perpétua com o código liberado. É também claro se essa afirmação não é válida se o fornecedor faz a extensão para as interfaces (que a maioria dos motores do armazenamento).