Convidamos você a participar do 1º Coding DoJo do PoliGNU - parte da programação da 1ª Semana de Software Livre da USP.
Data: 25/04/2012
Horário: das 11h às 13h
Local: C1-04, prédio do Biênio, Poli-USP
O que é um "Dojo"?
Dojo é o local onde se treinam artes marciais japonesas. Mas não é deste dojo que estamos falando aqui. Esta atividade será um Dojo de programação - ou Coding Dojo.
Segundo o http://codingdojo.org/: “Um Coding Dojo é um encontro onde um grupo de programadores se reúne para trabalhar em conjunto em um desafio de programação. Eles estão lá para se divertir, e, através de uma metodologia pragmática, melhorar suas habilidades de programação e de trabalho em grupo.”[1]
Ele é feito baseado em alguns princípios e regras bem simples.
Princípios
Regras
Não é preciso trazer computador (mas é preciso se inscrever previamente!).
Neste dojo utilizaremos a linguagem de programação C.
O problema - mastermind
O MasterMind é um jogo cujo objetivo é descobrir um número de 5 dígitos em 10 tentativas. A cada tentativa, o jogador é informado quantos dígitos estão corretos e quantos dígitos estão na posição certa. Usando lógica, o jogador pode eliminar erros com uma nova tentativa. Mas também ocorre que depois de várias tentativas o seu subconsciente permite ver o número completo em sua mente. Por isso, esse jogo é útil para exercitar os dois lados do seu cérebro.
Inicialmente, um número inteiro de 5 dígitos é sorteado pelo programa, um número entre 0 e 99999. A tarefa do jogador é adivinhar o número que foi sorteado. A cada passo, o jogador digita um número e o programa revela quantos dígitos estão certos e, dentre estes, quantos estão na posição certa. O jogador ganha se acertar o número sorteado em 10 ou menos tentativas.
O objetivo é fazer um programa em C para o jogo MasterMind que:
A seguir estão disponíveis os arquivos:
Aqui há uma solução em ruby que nos foi enviada por Stefano Diem Benatti. Caso você tenha alguma resolução, seja em C ou em outra linguagem para este problema, nos envie pelo email contato@polignu.org.
Referências
[1] http://pet.inf.ufsc.br/dojo/o-que-eh-dojo/
[2] http://henriquebastos.net/2011/03/02/trote-na-uff-dojorio-educacao-2-0/
O PoliGNU é um grupo formado por estudantes de diversos cursos da Escola Politécnica, bem como de outros cursos da USP, que se dedicam ao desenvolvimento e à divulgação de tecnologia, software e cultura livres, especialmente no que se relaciona à engenharia. O grupo já tem mais de três anos de existência e é aberto à participação de quaisquer interessados(as).
Nosso mailing:
polignu(arroba)googlegroups(ponto)com
Exceto menção em contrário, todo o conteúdo deste site está licenciado sob uma
Licença Creative Commons Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 3.0 Brasil.