Add new comment

21
May

O Basômetro do Estadão

O que é

O Basômetro é uma ferramenta interativa que permite medir o apoio dos parlamentares ao governo e acompanhar como eles se posicionaram nas votações legislativas. Cada um é representado por uma bolinha com a cor do partido. Quanto mais próxima ela está do governo (no alto), maior é a taxa de governismo.

Os votos dos parlamentares foram obtidos nos sites da Câmara dos Deputados e do Senado. Foram consideradas todas as votações nominais, as únicas em que o voto individual é computado, que ocorreram desde o início de 2011. No caso da Câmara, não entraram no levantamento os casos em que o governo não orientou os deputados sobre como votar. No Senado, foi usado como referência o voto do líder do governo na Casa.

Os partidos estão organizados de acordo com a taxa de apoio ao governo na Câmara em maio de 2012, do maior para o menor. Quanto mais governista, mais à esquerda no gráfico e mais acima na legenda. Também é possível clicar nos partidos e selecionar os que serão exibidos no Basômetro. Além de visualizar os votos por partido, o usuário pode optar por ver os dados por votação. Portanto, além de mostrar os votos dos parlamentares e sua posição em relação ao governo, o Basômetro permite que o usuário faça suas próprias análises e compare a atuação das diferentes bancadas partidárias.

Fontes de dados e créditos

Os códigos e os dados no Basômetro estão disponíveis no Github e no Google Docs ( votos deputados em 2012 , votos deputados em 2011 , lista de votações na Câmara , votos senadores (2011 e 2012) , votações Senado ).

O Basômetro se inspirou no projeto Camaraws, de Leonardo Leite e Saulo Trento (PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP), que usou os resultados de votações na Câmara dos Deputados para avaliar o grau de semelhança entre os partidos (veja aqui).

O Estadão Dados é uma equipe formada por jornalistas, programadores e designers: José Roberto de Toledo, Daniel Bramatti, Eduardo Malpeli e Amanda Rossi. No projeto do Basômetro, colaboraram também Carlos Lemos, Bruno Lupion e Ricardo Periago. O Basômetro também recebeu valiosas contribuições de Fabio Sales, diretor de Arte do Grupo Estado.

Confira: estadaodados.com/html/basometro/