Add new comment

18
Mar

O futuro dos sistemas de gestão de arquivos

The tagging image used as the icon for this article was created by Salvatore Vuono. Downloaded from Free Digital Photos.Lendo o artigo "Talking Point: Could Linux Abandon Directories In Favour Of Tagging?", votei a pensar num tema que me vem à mente de forma recorrente.

É a proposta de um sistema de gestão de arquivos que deixa de lado a lógica hierárquica e assume uma lógica de etiquetas/tags/labels.

Nossos sistemas operacionais, programas e interfaces gráficas se baseiam numa lógica hierárquica de organização de arquivos, sendo uma analogia do mundo "real" (físico).

Mas no mundo "virtual" isso não é necessário, talvez nem razoavelmente lógico e eficiente. Um arquivo não precisa necessariamente estar necessariamente num "único lugar", seguindo uma hierarquia rígida de organização.
É absolutamente normal que nossos arquivos possam ser alocados em diversos agrupamentos distintos.

Um exemplo que o autor utiliza que achei bem ilustrativo é o seguinte:
Imagine que você faça o download de uma música eletrônica de um artista independente.
Como você arquivaria esta música em seu sistema atual?
../musicas/eletronica/independente/
ou
../musicas/independente/eletronica
?
Qual é a hierarquia mais importante neste caso? Será que outras músicas eletrônicas independentes vão seguir a mesma hierarquia?
Não seria melhor poder simplesmente dizer que aquele arquivo pertence às categorias "música", "independente" e "eletrônica", sem distinção de hierarquia de forma obrigatória?

Claro que existe muitos problemas advindos dessa possibilidade. Alguns técnicos outros "sociais".
Dentre os técnicos, talvez haja um "overhead" para gestão desse sistema, se comparado ao sistema atual; também existe o problema de, ao se procurar um arquivo, tomar cuidado para não listar uma quantidade gigantesca de arquivos e acabar por "travar a máquina" (já pensou um audiófilo listando de uma vez só seus 3Tb de músicas?), dentre outros.
Dentre os "sociais" vai demandar uma reeducação, talvez algumas ontologias/taxonomias básicas para permitir compartilhamento entre pessoas, mas nada muito além disso - eu acho.

Enfim, eu acho que esse é o futuro e é algo que eu queria muito experimentar. Acho que se os sistemas operacionais livres conseguirem lançar isso será um possível "pulo do gato" que tem grandes chances de fazer os sistemas livres crescerem muito em aceitação e adesão.

E vocês, o que acham? É o futuro? É uma possível realidade? Apenas "sonho"?

Referências:
 - Talking Point: Could Linux Abandon Directories In Favour Of Tagging?
 - Tagsistant
 - NEPOMUK - The Social Semantic Desktop
 - SemanticDesktop