Notificador – auxiliando a administração escolar

O Notificador é um programa para a agregação de notas escolares. Funciona assim: os professores criam planilhas com as notas e faltas dos alunos. Cada professor gera um arquivo com uma planilha* por sala de aula. O Notificador então lê esses dados e os agrega por sala, gerando um arquivo por sala, com uma planilha por professor. Além disso, o Notificador também calcula as notas e faltas finais.

* Atenção, aqui planilha não é o arquivo todo, mas cada uma das “abas” de um arquivo de planilhas.

As planilhas manipuladas são em formato ODS, um formato aberto que integra a especificação ODF - Open Document Format. O BrOffice é um software livre que edita este tipo de planilha. Aliás, um dos meus principais objetivos (além do dinheiro

, hehe) foi incentivar os professores a conhecerem e utilizarem o BrOffice**. Formato aberto significa que o arquivo foi salvo de uma determinada maneira para a qual existe uma documentação que facilita a manipulação automatizada de arquivos salvos nestes formatos. Isso garante que seja possível fazer programas como o Notificador, evita a dependência de um único fornecedor, e a longo prazo também ajuda a garantir que seu documento sempre poderá ser lido. Para saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Formato_aberto

** Ou OpenOffice, Apache OpenOffice, LibreOffice, ou o que seja!

O Notificador é software livre (GPL v3), desenvolvido por mim (com remuneração) para ser utilizado na administração da escola Álvaro de Souza, localizada na comunidade de São Savério, em São Paulo.

Faço este post para divulgar este projeto, para que outras escolas também possam conhecê-lo e utiliza-lo. Acredito que poupar o tempo de dispendiosos trabalhos manuais é um dos pontos fundamentais para melhorar a eficiência da administração pública, o que inclui o setor educacional.

Agora vocês podem me perguntar: “mas por que você deixou como software livre, em vez de vender para as milhares escolas que existem?!”. Há vários lados para a resposta. Um deles é que escolas, pelo menos as públicas, não são competidoras. Então não haveria motivo para que uma escola, que tivesse comprado meu software, acabasse dando cópias para outras escolas. E definitivamente este não é um problema com o qual quero lutar contra. Não pretendo lutar para impedir que as pessoas se ajudem. Outro aspecto é que possivelmente eu não teria condição de suportar a demanda e fornecer o suporte adequado para todos os clientes. Embora este último ponto até seja contornável, prefiro o modelo do Software Livre, no qual não ganharei por vendas ou licenças, mas por trabalho. Já ganhei pelo desenvolvimento, e eventualmente posso cobrar por futuras funcionalidades e treinamento. De um ponto de vista teórico, isso também tem a ver com o fato de que o software, uma vez feito, não é um bem escasso, e portanto sua comercialização não deveria ser pensada da mesma forma na qual pensamos na comercialização de maçãs. Aliás, interessante notar como a ciência Economia se define como tratando o problema da escassez de recursos.

Voltando ao software: um conceito que julgo interessante e que aqui apliquei foi o de que "não necessariamente todas as interfaces devem ser web". Apesar de o HTML5 ajudar muita coisa, creio que as vezes não faça sentido, como no caso em que o usuário tenha que lidar com dados pessoais e em não é desejável a necessidade de se manter um servidor em pé pra armazenar esses dados (aliás, quando os dados são pessoais mesmo, até melhor que fique na máquina do usuário). Então o Notificador utiliza uma "interface por planilha". A desvantagem é que pode ser difícil para os usuários (professores) aprenderem a preencher corretamente a planilha, mas em compensação ela é muito mais prática do que uma interface web tradicional com formulários.

Mais algumas observações técnicas: o Notificador foi feito em Java e utiliza o Simple ODF Toolkit (http://incubator.apache.org/odftoolkit/simple/index.html). Esta biblioteca permite que o programa Java manipule documentos ODF. Como em qualquer software, ainda há alguns bugs a serem descobertos e melhorias a serem desenvolvidas. Um exemplo é que na planilha de notas finais ainda não consegui manipular as cores do texto para deixar em vermelho os alunos reprovados (por nota ou falta). Caso tenha interesse em contribuir com o desenvolvimento do projeto, pode entrar em contato comigo que será bem vindo.

Código-fonte: https://github.com/leonardofl/notificador

Download: https://github.com/leonardofl/notificador/downloads

Instruções detalhadas sobre como criar as planilhas: https://github.com/leonardofl/notificador/blob/master/professor.txt (este arquivo também vem com o download do software)

Leonardo Leite

Portuguese, Brazil
Projeto: 

No comments available.

Add new comment