Add new comment

16
May

Modelo LaTeX para Teses e Dissertações na Escola Politécnica

 

Uma das grandes dificuldades para todos que passam pela Escola Politécnica da USP é a produção de sua Tese / TCC / Dissertação (seja graduação, mestrado, doutorado...).

Além da dificuldade inerente referente à pesquisa, temos um dedo a mais de dificuldade referente à formatação da mesma.

Inexplicavelmente a Poli não segue o padrão ABNT para produção desses documentos. Existem diversas peculiaridades (desnecessárias?) requeridas pela EPUSP.

Para facilitar a vida na hora de produzir sua tese, nada melhor que um sistema inteligente que cuide da formatação para você, seguindo os padrões (inexplicavelmente não padronizados) estabelecidos, e que permita que você dedique seu tempo apenas ao conteúdo, que é o que realmente importa!

Para tanto, o Professor Paulo Barreto desenvolveu um modelo tex para o "formato Poli".

A versão mais recente do modelo pode ser encontrada aqui:

http://www.larc.usp.br/~pbarreto/Tese-Modelo.zip (ela só foi testada até o ABNTeX versão 7.3)

Agradecemos enormemente a esta contribuição do Prof. Paulo Barreto, e aproveitamos para lembrar que a classe desenvolvida (abntepusp.cls) está licenciada sob uma licença livre (LPPL) o que lhe garante o direito de moficiá-la. Assim, caso você encontre alguma especificação que não atende às normas atuais da EPUSP (que podem mudar a qualquer momento), sinta-se à vontade para modificar a classe e nos enviar de volta para que possamos compartilhar com outras pessoas.

Portuguese, Brazil
Tipo: