Add new comment

3
Feb

Exportando Gráficos em formato vetorial (GNUPlot + SVG)

Olá Pessoal, esotu aqui de passagem para dar uma dica rápida de como exportar gráficos (matemáticos) no formato vetorial SVG.

Para tanto utilizaremos o software GNUPlot.

A primeira coisa a dizer é que o GNUPlot, por si só, é um software "de linha de comando". Existem diversos aplicativos com interface gráfica que utilizam o GNUPlot para gerar gráficos, mas não falaremos neles neste post.

Então vamos ao que interessa.

Primeiramente você deve ter o GNUPlot instalado em seu sistema operacional (GNU/Linux). Para saber se ele está instalado ou não abra uma janela do Terminal (Console)* e digite:

gnuplot -V

Ele irá retornar, caso esteja instalado, a versão do gnuplot instalado em seu computador. A minha é a versão 4.4 patchlevel 0.

O primeiro passo é "abrir o programa", para tanto basta digitar:

# gnuplot

Agora, já estando dentro terminal do gnuplot, para gerar um gráfico basta digitar plot FUNÇÃO, ou seja, caso queira plotar a curva "x²", basta digitar:

# plot x**2

Para exportarmos o gráfico plotado para um arquivo, devemos primeiro definir qual será o formato do arquivo exportado. Para tanto, utilizaremos o comando set terminal, da seguinte forma:

# set terminal svg

Também é possível exportar em outros formatos como png, dxf, tiff, ps, etc. Para saber todos os formatos aceitos pelo GNUPlot, digite:

# help set terminal

Após termos definido o formato do arquivo a ser exportado, definimos o nome do arquivo com o comando set output "nome_do_arquivo":

# set output "graficox2.svg"

Agora que o GNUPlot já foi "configurado", qualquer plotagem que você realizar será exportada para o arquivo "grafico2.svg" na sua Pasta Pessoal (home do usuário). Caso queira mudar o formato exportado ou o nome do arquivo, basta utilizar os comandos vistos acima. Também é possível configurar o tamanho de exportação do arquivo e mais outras informações para cada formato de arquivo. Caso queira mais detalhes sugiro utilizar o help do próprio programa, ele é bem simples e intuitivo.

Assim, para exportarmos o gráfico de x² para o arquivo graficox2.svg devemos realizar os seguintes três passos:

# set terminal svg
# set output "graficox2.svg"
# plot x**2

Se você for até a sua "Pasta Pessoal" (Home do usuário), lá terá um arquivo graficox2.svg.

PORÉM, a versão atual do GNUPlot possui um problema na exportação do formato SVG, então você não conseguirá abrir o arquivo em nenhum programa.

Mas é fácil resolver este probleminha. Vá até a pasta aonde o arquivo está. Agora abra o arquivo (graficox2.svg no nosso caso) em qualquer editor de texto (Gedit, vim, emacs). Agora vá até a última linha do arquivo e adicione, no final:

</svg>

Agora basta salvar e você poderá abrir seu gráfico de x² no Firefox, inkscape, ou qualquer outro programa que consiga ler arquivos SVG.

Espero ter ajudado!

* Para os usuáros de ubuntu, para abrir o terminal você pode ir em APLICATIVOS > ACESSÓRIOS > TERMINAL ou simplesmente usar a "tecla de atalho" CTRL + ALT + T