Add new comment

4
Oct

PoliGNU palestra na FEMA (Assis)

No dia 28 de outubro o PoliGNU, representado por Leonardo Leite, apresentou uma palestra sobre "Hack-ativismo, segurança e software livre" na FEMA (Fundação Educacional Municipal de de Assis). A palestra se deu no contexto da 22ª Semana de Informática desta faculdade, que conta com os cursos de graduação de Ciências da Computação, Análise de Sistemas e Processamento de Dados.

[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"7","attributes":{"alt":"","class":"media-image","typeof":"foaf:Image"}}]]

A palestra abordou os seguintes pontos: definições do termo "hacker", "hack" e da "cultura hacker"; segurança e ataques no nível de protocolos criptográficos; hack-ativismo em ações como os projetos da Transparência Hacker e discussões sobre o AI5-Digital (proposta de lei para combater crimes na Internet que potencializa a criminalização de compartilhamento de arquivos como músicas e filmes) e o Marco Civil da Internet (que estabelece os direitos do cidadão na Internet).

A palestra foi bem recebida por um público amplo e interessado. Inclusive descobrimos como professores e alunos da FEMA já possuem um interesse nas questões de software livre e segurança. Como ações envolvendo o software livre a faculdade organiza "Linux day's" e mini-cursos diversos ministrados pelos próprios alunos.

[[{"type":"media","view_mode":"media_large","fid":"8","attributes":{"alt":"","class":"media-image","typeof":"foaf:Image"}}]]

Ao final da palestra deixamos com a FEMA exemplares do "Manual dos dados abertos: governo" e do livro "Cidadania e Redes Digitais", que é uma coletânia de artigos que debatem os desafios de nossa nova sociedade conectada, sendo o organizador do livro o sociólogo Sérgio Amadeu.

Nós do PoliGNU ficamos muito felizes com o convite e a chance que tivemos e esperamos por novas colaborações com a FEMA.

Em anexo está os slides utilizados na apresentação.

Anexo: