Classe LaTeX para formatação de trabalhos acadêmicos

Car@s colaborador@s e leitor@s do PoliGNU,

No começo desse ano, o laboratório de sistemas de automação da POLI (pelo doutorando Caio Fattori) iniciou um projeto de uma classe LaTeX para auxiliar @s estudantes da USP na formatação de seus trabalhos. Isso foi feito ao se constatar a dificuldade que @s estudantes enfrentam para adequar seus trabalhos às normas vigentes, o que em geral é feito apenas ao final do projeto. Como os padrões de cada unidade da USP seguem padrões externos mais adequado a unidade, a ideia do laboratório para atender todas as unidades não foi elaborar uma classe de forma genérica, como muitas classes propostas fazem, mas fazer redefinições da formatação após definida a unidade a que o trabalho segue o padrão.

Assim sendo, é um trabalho bem demorado e, por enquanto, a classe apenas atende os padrões da POLI para dissertações e teses. Nos próximos dias, o laboratório buscará apoio da POLI pela comissão de pós-graduação para divulgação da classe.

Mas como @s leitor@s devem saber, para que isso se torne uma ferramenta boa para @s estudantes é preciso fazer muitos testes e, por enquanto, os testes feitos foram poucos, já que é restrito ao grupo integrante do laboratório.

 
Por isso, gostaríamos de pedir a ajuda d@s leitor@s do grupo POLIGNU para testar a classe, reportar os erros, sugestões e mesmo ajudar na programação. Por enquanto, não vamos publicar pois a documentação não está concluida por não termos um domínio em definitivo para o projeto no servidor do laboratório.

 
A classe está licenciada como LPPL (que é o mais comum em projetos LaTeX), pode ser encontrada em  http://pmrlsapro.poli.usp.br/projects/ e possui uma documentação básica no Wiki desse projeto (que também gostaríamos de pedir contribuições)


Grato em nome do grupo do laboratório de sistemas de automação,

Caio Fattori
Portuguese, Brazil
Tipo: 

2 comments

17
Aug

quando começa o curso? e quando termina?
será em quais dias da semana? e os horarios?
como será a avalição? e o certificado?
 

18
Aug

Henrique,

informações sobre o curso estão disponíveis aqui:

http://polignu.org/latex/curso/formul%C3%A1rio-de-inscri%C3%A7%C3%A3o-2s...

Inclusive o formulário de inscrição!

Add new comment