JupiterPlus - Grade Horária

Este é o primeiro resultado de um novo projeto do PoliGNU, o "Projeto GreaseMonkeing". Neste primeiro post apresentamos o JupiterPlus - Grade Horária, uma extensão para o Firefox que melhora a visualização da grade-horária no sistema JupiterWeb da Universidade de São Paulo.

Primeiramente explicando alguns termos:

GreaseMonkey - Add-on (ou extensão) para Firefox que permite que sejam criados scripts (em JavaScript) para melhorar a forma como páginas web são exibidas e utilizadas em seu computador.

JupiterWeb (ou somente Jupiter) - Sistema interno da graduação da Universidade de São Paulo. É por meio dele que os estudantes fazem (parte de) suas matriculas, verificam horários e etc.

História e sobre o JupiterPlus

Em meados de 2008 um dos integrantes do (ainda em formação) PoliGNU, o Felipe "Juca" Sanches, teve a brilhante ideia de utilizar o GreaseMonkey para melhorar a parca usabilidade do JupiterWeb.

O foco inicial foi a página de visualização da grade-horária do semestre corrente. Da forma como a página foi construída originalmente, a grade-horária era uma tabela na qual era praticamente impossível de se visualizar conflitos de horário, horários vagos, etc.

Infelizmente com algumas mudanças no código original da página o script parou de funcionar, mas, 4 anos depois decidi me debruçar um pouco sobre o código-fonte do script, resolver seu problema e implementar mais uma ou outra funcionalidade.

Dessa forma, está aqui a primeira versão "oficial" oferecida pelo PoliGNU para quem quiser ter uma experiência melhorada com sua grade-horária.

Só lembrando que isto é um software livre e que qualquer colaboração é muitíssimo bem vinda!

Os próximos passos serão scripts para outras áreas do sistema JupiterWeb!

(só lembrando que para utilizar esse script é preciso ter a extensão greasemonkey instalada em seu firefox).

Update:

Para facilitar o uso criamos uma extensão (add-on) para o firefox com nosso script. Basta clicar aqui para instalar a extensão (sem a necessidade de se ter o greasemonkey).

 

Grade Horária Sem o JupiterPlus:
Grade Horária Com o JupiterPlus:

Portuguese, Brazil
Projeto: 

8 comments

7
Aug

Pessoal, algumas pessoas reportaram alguns problemas, em especial para turmas noturnas.

Fiquem de olho por aqui (ou pelo nosso perfil no facebook - https://www.facebook.com/PoliGNU ) que assim que surgirem novidades, melhorias e correções nós avisamos.!

7
Aug

<p>Alguma previs&atilde;o de expans&atilde;o do script para o Chrome?</p>

7
Aug

Para o Chrome tem duas questões....

1) Chrome não é um navegador livre. Talvez para o Chromium, ai tem que ver se existe compatibilidade entre eles. Mas eu pessoalmente não sei criar esse tipo de recurso para o Chrome/Chromium... =/

2) Topa ajudar? =)   Toda ajuda é muito bem vinda!!!!!! hehehe  Vou ver se acho alguém para colaborar!!

7
Aug

Para o chrome dá pra fazer funcionar usando uma extensão chamada Tampermonkey e adicionando o script manualmente.

7
Aug

Seria bacana se esse plugin adicionasse a opção de exportar para outros aplicativos/serviços como Google Calendar, Microsoft Outlook, Yahoo! Calendar, Apple iCal etc.

7
Aug

Oi Pedro, obrigado pelo retorno! =)

A ideia é bem legal mesmo.... eu já havia pensado em fazer algo assim, mas não sei direito como fazer isso. Inclusive porque cada um desses serviços que você listou trabalha de uma forma diferente. Na verdade o ideal é que o software da USP fornecesse esse tipo de recurso. O nosso script roda apenas no seu navegador, depois que a página já está pronta. Não temos acesso ao servidor em si.

Mas é uma ideia legal, estou pensando em criar algum tipo de "app para celular" que seja uma interface para os "sistemas usp". Mas nunca desenvolvi nada para mobile, então deve demorar um pouco. Se tiver gente que queria/possa ajudar nessa frente seria legal!

7
Aug

O meu deu certinho!!!
É muito sucesso esse aplicativo!

8
Aug

Blza, Diego?
Tem um errinho de ortografia, tá escrito som, e não sem, ao lado da imagem do formato original.

Uma sugestão, que não sei ser possível, pra um segundo projeto.
Algumas disciplinas trabalham com o sistema Moodle. Muitas vezes temos diversos arquivos disponibilizados pelos professores na página da disciplina, mas cada arquivo que se abre, abre uma nova janela, sendo completamente inútil.
E se você quer baixar vários arquivos, tem que abrir link por link e clickar em baixar em cada nova página.
Com isso, uma vez até tentei fazer um script pro greasemonkey, sem nunca ter feito nada nele, acabei desisitindo, não tava afim de despender tanto tempo aprendendo a programar nisso.
O modo de operação que pensei não tinha nenhum segredo, seria abrir internamente o link original e transformar em link direto pro arquivo.
Assim, facilita e permite inclusive o uso de ferramentas de downloads como o DownThemAll!
 Abraço!

Add new comment