O futuro dos sistemas de gestão de arquivos

The tagging image used as the icon for this article was created by Salvatore Vuono. Downloaded from Free Digital Photos.Lendo o artigo "Talking Point: Could Linux Abandon Directories In Favour Of Tagging?", votei a pensar num tema que me vem à mente de forma recorrente.

É a proposta de um sistema de gestão de arquivos que deixa de lado a lógica hierárquica e assume uma lógica de etiquetas/tags/labels.

Nossos sistemas operacionais, programas e interfaces gráficas se baseiam numa lógica hierárquica de organização de arquivos, sendo uma analogia do mundo "real" (físico).

Mas no mundo "virtual" isso não é necessário, talvez nem razoavelmente lógico e eficiente. Um arquivo não precisa necessariamente estar necessariamente num "único lugar", seguindo uma hierarquia rígida de organização.
É absolutamente normal que nossos arquivos possam ser alocados em diversos agrupamentos distintos.

Um exemplo que o autor utiliza que achei bem ilustrativo é o seguinte:
Imagine que você faça o download de uma música eletrônica de um artista independente.
Como você arquivaria esta música em seu sistema atual?
../musicas/eletronica/independente/
ou
../musicas/independente/eletronica
?
Qual é a hierarquia mais importante neste caso? Será que outras músicas eletrônicas independentes vão seguir a mesma hierarquia?
Não seria melhor poder simplesmente dizer que aquele arquivo pertence às categorias "música", "independente" e "eletrônica", sem distinção de hierarquia de forma obrigatória?

Claro que existe muitos problemas advindos dessa possibilidade. Alguns técnicos outros "sociais".
Dentre os técnicos, talvez haja um "overhead" para gestão desse sistema, se comparado ao sistema atual; também existe o problema de, ao se procurar um arquivo, tomar cuidado para não listar uma quantidade gigantesca de arquivos e acabar por "travar a máquina" (já pensou um audiófilo listando de uma vez só seus 3Tb de músicas?), dentre outros.
Dentre os "sociais" vai demandar uma reeducação, talvez algumas ontologias/taxonomias básicas para permitir compartilhamento entre pessoas, mas nada muito além disso - eu acho.

Enfim, eu acho que esse é o futuro e é algo que eu queria muito experimentar. Acho que se os sistemas operacionais livres conseguirem lançar isso será um possível "pulo do gato" que tem grandes chances de fazer os sistemas livres crescerem muito em aceitação e adesão.

E vocês, o que acham? É o futuro? É uma possível realidade? Apenas "sonho"?

Referências:
 - Talking Point: Could Linux Abandon Directories In Favour Of Tagging?
 - Tagsistant
 - NEPOMUK - The Social Semantic Desktop
 - SemanticDesktop

4 comments

18
Mar

Muito bacana! Fico pensando como a ideia se estenderia para arquivos dos programas...

Talvez eu é que não tenha sonhado alto o bastante, pensar num makefile consciente de tags em vez de diretórios?

Vamos sonhar um pouco...

E as funções aplicadas recursivamente em diretórios e todos os sub-diretórios? Ela é preservada se concebemos os tags formando uma árvore? É o bastante uma árvore de tags para a organização de hierarquias de arquivos e dependências? Digamos um tag system-library, um devices, um usr etc...

Se fosse algo assim (os tags mantém a característica arbórea de hierarquia, mas os arquivos podem ter múltiplos tags) imagino que seria apenas uma questão de disciplina manter eficiência de busca em arquivos do sistema (basta que eles não usem um número muito grande de tags), e o usuário se beneficiaria dos seus próprios tags jose/video, jose/downloaded (que, por certo, para o José aparecem como video, download, etc.)...

18
Mar

Tássio, acho que existe muitas possibilidades e ideias.

Acho que deve-se pensar num esquema que permita uma certa hierarquização de tags, mas que não seja restrito à hierarquização.
Por exemplo, se pensarmos num repositório de fotos de um(a) biólog@, faz sentido que utilizemos algumas tags hierarquizáveis, seguindo a "Taxonomia de Lineu" (como "Império", "Reino", "Filo", etc).
Ao mesmo tempo, se pensarmos em "Artista autônomo", pode ser uma subcategoria de "música", "foto", "video", e a "repetição" não faria sentido, eu acho.....

Não estudei ontologias à fundo de forma suficiente, mas talvez até seja possível pensar em um sistema de categorização que permita a hierarquia integrada à "multi-classificação" e que resolve o problema que eu citei, ai não sei dizer com certeza. rs

Outra coisa que é citada em algum dos links que coloque é que talvez seja interessante permitir uma "tag principal", com um peso maior que as outras.

E porque não pensar em "peso" para as tags em cada arquivo? Isso poderia ajudar na ordenação das buscas.....

 

Enfim, várias ideias... hehehe

19
Mar

O exemplo de fotos é bom.

Eu tenho uma pasta de fotos, mas as vezes algumas fotos vão para a pasta do assunto dela... e a pasta fotos tem hierarquização por assuntos... meio incômodo...

Estou animado em arriscar algo assim!

20
Mar

Sem dúvidas Léo, eu tenho uma coleção gigantesca de Fotos e é MUITO chato tentar organizá-las de forma "Exclusiva". =/

Se for se aventurar de fato avisa ai! =)

Vou ver se subo um SO aqui numa partição à parte só pra testar! rs

Add new comment