Radar Parlamentar na 1a Hackathon da Câmara Municipal de São Paulo

Português, Brasil

RADAR PARLAMENTAR

A disponibilização pela Câmara dos Deputados de dados abertos na internet sob a forma de webservices sobre as votações das proposições que ali tramitam inspirou o PoliGNU a vasculhar e analisar estes dados, criando o projeto CamaraWS no início de 2012. Com a entrada em vigor da Lei de Acesso a informações Púbicas recentemente, diversos órgãos públicos vêm disponibilizando seus dados como é o caso da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e do Senado Federal . Devido à ampliação do escopo do projeto, o Camara WS foi rebatizado pela comunidade PoliGNU como Radar Parlamentar por meio de uma enquete.

HACKATHON DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a W3C e a Open Knowledge Foundation Brasil, lançou em 12/maio/2012 sua 1ª Hackathon, uma maratona hacker que visa estimular a elaboração de aplicativos que facilitem a leitura e o entendimento de seus Dados Abertos.

VOTAÇÃO E RESULTADO

A votação popular foi um dos critérios de avaliação dos aplicativos dessa Hakathon já que é para o uso da população que os aplicativos foram desenvolvidos.

Conheça os aplicativos que concorreram em: http://desafiodadosabertos.org/aplicativos-e-votacao/

Em 06 de junho saiu o resultado oficial da competição no site da Câmara Municipal de São Paulo: o Radar Parlamentar ficou em 2º lugar!!!

PRÓXIMOS PASSOS

Não pararemos por aqui... pretendemos implementar novas funcionalidades em breve, tais como:

- filtro da análise gráfica por palavra-chave

- identificação (ao passar o mouse sobre a bolinha do partido) da quantidade de parlamentares, da dividão por gênero da bancada, da quantidade de secretarias/ministérios que ocupa

- identificação gráfica de quais partidos contam com Secretarias (no âmbito municipal) ou Ministérios (no âmbito nacional)

Você pensou em alguma outra possibilidade que gostaria de ver? Aceitamos sugestões e contribuições!

Email de contato: radarparlamentar@polignu.org

Siga-nos no Twitter: @radarparlamento

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/RadarParlamentar

4 comments

Comentar