Projetos

28
ago

Uspopulares: analisando a quantidade de downloads de teses e dissertações da USP

A USP tem o portal que possibilita o acesso a dissertações de mestrado, teses de doutorado e teses de livre docência publicados pela Universidade. Em uma página de uma tese temos meta-dados interessantes, como a unidade, área de conhecimento, orientador e quantidade de downloads do documento.

No entanto, os meta-dados não estão disponíveis como dados abertos (deviam!), o que dificulta análises automatizadas. Por isso eu criei um web crawler, que é um robô que acessa cada página do portal e baixa os meta-dados para um arquivo em formato aberto (json). Para construir o crawler utilizei o framework Scrapy (linguagem Python), que se mostrou uma excelente escolha.

Esse código já é a base para a futura construção de uma aplicação, na qual o usuário possa estabelecer critérios de comparação para explorar essa base de dados. Além disso, espero construir algumas visualizações gráficas desses dados também. Por ora, fiz uma análise preliminar efetuando comandos diretamente na base de dados. 

Português, Brasil
23
set

Elasticsearch no Radar Parlamentar: filtrando votações por palavras-chaves

Radar Parlamentar e ElasticSearchO Radar Parlamentar mostra a conjuntura de uma casa legislativa considerando um certo conjunto de votações realizadas nessa casa. Uma das principais maneiras de selecionar esse conjunto de votações é determinar o período. Exemplo: quero analisar o posicionamento dos parlamentares considerando o ano de 2014. Outra abordagem complementar é por tema: quando o assunto é "meio ambiente", por exemplo, será que as proximidades entre parlamentares se alteram muito em relação ao quadro original que considera todas as votações do período? Para possibilitar tal análise, o Radar possui uma funcionalidade de filtro de palavras-chaves. O usuário pode entrar com palavras como “ambiente, verde” e ver o que acontece.

Português, Brasil
9
jun

Entrega Contínua no Radar Parlamentar

A ideia de entrega contínua é que cada entrega no repositório que passe por uma bateria de testes automatizados deva ser automaticamente implantada em produção! Ou seja, fez commit, já tá em produção! Confira nesse post a implementação de um fluxo de entrega contínua para o projeto Radar Parlamentar!

Português, Brasil
14
fev

A qualidade das análises PCA dependem da quantidade de votações analisadas?

CircleEm nossa lista de discussão sobre o Radar Parlamentar, recentemente surgiu o questionamento seguinte: "Sabemos que quanto mais votações analisadas em um período, maior será a qualidade da análise para aquele período. No entanto, existe algum mínimo de votações para determinar uma qualidade mínima? isso depende do número de partidos ou de parlamentares no nosso caso?", e também "De fato, acho que temos que estabelecer um parâmetro mínimo de qualidade dessa informação. E faz sentido que seja relacionado ao número de parlamentares e também ao número de partidos. Mas... como fazer?". Este artigo busca esclarecer alguns pontos relacionados à "qualidade" das análises.

Português, Brasil
26
ago

Papéis de parede do PoliGNU

Papéis de parede personalizados do PoliGNU para você usar em seu computador!

Caso alguém faça modificações e novas versões sinta-se à vontade para nos enviar o material para ser colocado aqui também!

Português, Brasil
16
ago

Notificador – auxiliando a administração escolar

O Notificador é um programa para a agregação de notas escolares. Funciona assim: os professores criam planilhas com as notas e faltas dos alunos. Cada professor gera um arquivo com uma planilha* por sala de aula. O Notificador então lê esses dados e os agrega por sala, gerando um arquivo por sala, com uma planilha por professor. Além disso, o Notificador também calcula as notas e faltas finais.

Português, Brasil
11
ago

Reunião do Radar Parlamentar - 09/08

Data: 9 de agosto de 2012

Presentes: Diego, Haydée, Leonardo, Roberto e Saulo (virtual)

Pessoas envolvidas (ou com potencial de serem envolvidas):

  • Augusto (mestrando UFRGS)

  • Daniela Silva (Thacker e OKF)

Português, Brasil
11
ago

Radar Parlamentar no FISL 13

Os membros do PoliGNU marcaram presença no FISL13 (Fórum Internacional de Software Livre) com uma palestra sobre o Radar Parlamentar.

A palestra foi dada dentro da primeira edição do Workshop de Software Livre, evento acadêmico integrado ao FISL, organizado pelo CCSL (Centro de Competência em Software Livre) do IME USP.

Português, Brasil
7
ago

JupiterPlus - Grade Horária

Este é o primeiro resultado de um novo projeto do PoliGNU, o "Projeto GreaseMonkeing". Neste primeiro post apresentamos o JupiterPlus - Grade Horária, uma extensão para o Firefox que melhora a visualização da grade-horária no sistema JupiterWeb da Universidade de São Paulo.

História e sobre o JupiterPlus

Em meados de 2008 um dos integrantes do (ainda em formação) PoliGNU, o Felipe "Juca" Sanches, teve a brilhante ideia de utilizar o GreaseMonkey para melhorar a parca usabilidade do JupiterWeb.

O foco inicial foi a página de visualização da grade-horária do semestre corrente. Da forma como a página foi construída originalmente, a grade-horária era uma tabela na qual era praticamente impossível de se visualizar conflitos de horário, horários vagos, etc.

Infelizmente com algumas mudanças no código original da página o script parou de funcionar, mas, 4 anos depois decidi me debruçar um pouco sobre o código-fonte do script, resolver seu problema e implementar mais uma ou outra funcionalidade.

Para instalar a extensão que foi criada e ver o antes e o depois do uso dessa primeira versão leia mais neste post...

Português, Brasil
7
jun

Radar Parlamentar na 1a Hackathon da Câmara Municipal de São Paulo

RADAR PARLAMENTAR

A disponibilização pela Câmara dos Deputados de dados abertos na internet sob a forma de webservices sobre as votações das proposições que ali tramitam inspirou o PoliGNU a vasculhar e analisar estes dados, criando o projeto CamaraWS no início de 2012. Com a entrada em vigor da Lei de Acesso a informações Púbicas recentemente, diversos órgãos públicos vêm disponibilizando seus dados como é o caso da Câmara Municipal de São Paulo (CMSP) e do Senado Federal . Devido à ampliação do escopo do projeto, o Camara WS foi rebatizado pela comunidade PoliGNU como Radar Parlamentar por meio de uma enquete.

HACKATHON DA CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO PAULO

A Câmara Municipal de São Paulo, em parceria com a W3C e a Open Knowledge Foundation Brasil, lançou em 12/maio/2012 sua 1ª Hackathon, uma maratona hacker que visa estimular a elaboração de aplicativos que facilitem a leitura e o entendimento de seus Dados Abertos.

VOTAÇÃO E RESULTADO

A votação popular foi um dos critérios de avaliação dos aplicativos dessa Hakathon já que é para o uso da população que os aplicativos foram desenvolvidos.

Conheça os aplicativos que concorreram em: http://desafiodadosabertos.org/aplicativos-e-votacao/

Em 06 de junho saiu o resultado oficial da competição no site da Câmara Municipal de São Paulo: o Radar Parlamentar ficou em 2º lugar!!!

PRÓXIMOS PASSOS

Não pararemos por aqui... pretendemos implementar novas funcionalidades em breve, tais como:

- filtro da análise gráfica por palavra-chave

- identificação (ao passar o mouse sobre a bolinha do partido) da quantidade de parlamentares, da dividão por gênero da bancada, da quantidade de secretarias/ministérios que ocupa

- identificação gráfica de quais partidos contam com Secretarias (no âmbito municipal) ou Ministérios (no âmbito nacional)

Você pensou em alguma outra possibilidade que gostaria de ver? Aceitamos sugestões e contribuições!

Português, Brasil

Páginas