Avança nova etapa de construção do Novo Portal do Software Público Brasileiro

O Portal do Software Público Brasileiro (SPB), gerenciado pela Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento (SLTI/MP), está sendo reformulado. Esse processo está sendo desenvolvido com efetiva participação social e conta com a valorosa contribuição de pesquisadores de instituições públicas e privadas.

O Termo de Cooperação celebrado entre o Ministério do Planejamento e a Fundação Universidade de Brasília - FUB/UnB em novembro de 2013 prevê o desenvolvimento da nova geração do Portal SPB. O acordo tem vigência de 3(três) anos.

A versão inicial do novo portal tem  previsão de lançamento para este ano e contará com novas funcionalidades, várias delas sugeridas pelos próprios usuários, como demonstração da participação social no código. Em breve serão divulgadas as principais novidades sobre o andamento do processo de reformulação do portal.

Etapas de Participação Popular

Português, Brasil
27
fev

Tutorial de utilização da Aplicação de Demonstração da OpenMOOC

OpenMOOC

OpenMOOC é uma plataforma open source (licença Apache 2.0) que implementa uma solução MOOC totalmente aberta. Para iniciar seu primeiro MOOC é preciso se familiarizar com a plataforma. A OpenMOOC disponibilizou uma máquina virtual com todas as configurações necessárias para o funcionamento do curso e conteúdo de exemplo.

 

26
fev

Resultados da pesquisa sobre revisão de texto

 

Quantidade de métodos escolhidos por usuários

Após analisar as respostas informadas por usuários do site na pesquisa sobre revisão de texto, trazemos algumas estatísticas e números para ilustrar as formas de revisão utilizadas e também destacar dificuldades mais comuns e indicações sobre como melhorar a revisão tanto para o autor quanto para o revisor.

 
Português, Brasil
14
fev

Entenda o systemd vs upstart

Por quê mudar?

Recentemente o projeto Debian passou por um intenso debate para decidir que sistema de inicialização deveria substituir o venerável (porém antiquado) system v como padrão do sistema para a próxima release, codename jessie.
 

Aprenda Javascript de um jeito diferente

Logo JavaScript

Traduzimos para português uma série de seis artigos escritos pelo Dale Schouten, que ensinam alguns conceitos fundamentais do Javascript de um jeito bastante descontraído e interessante, principalmente para quem já programa ou tem noções da linguagem C/C++ (e já se divertiu um pouco com o bom e velho Basic).

 

 
Indefinido
22
jan

Twitter API, ElasticSearch e Kibana - Analisando a rede social

Neste artigo iremos mostrar como você pode fazer para coletar tweets diretamente da STREAM API do Twitter, utilizando qualquer um dos filtros oferecidos pela API.

Para armazenar os tweets utilizaremos o ElasticSearch, que funciona como uma base de dados e é focada principalmente em consulta, e o Kibana para montar dashboards de consulta ao ElasticSearch. Tudo isso rodará sob um sistema operacional Ubuntu.

17
dez

Teclas de mídia no Fluxbox

Pra quem não conhece, o fluxbox é gerenciador de janelas, assim como o Gnome ou o KDE, só que muito mais simples e leve.

Para que as teclas de multimedia funcionem no Fluxbox, basta editar o arquivo .fluxbox/keys e adicionar as seguintes linhas:

 

XF86AudioRaiseVolume :Exec amixer set Master,0 5%+

XF86AudioLowerVolume :Exec amixer set Master,0 5%-

13
out

Hackathon da Câmara dos Deputados & Hackathona do Ônibus

Hackathon 2013 da Câmara dos Deputados é um concurso de aplicativos voltados à utilização dos dados legislativos e parlamentares organizado pela Câmara dos Deputados em parceria com o Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo Federal e do Tribunal de Contas da União, contando também com o apoio da ESAF.

4
out

Pequena dica de produtividade para programadores

Pequena dica para perder menos tempo com builds gigantes!

exit_status=$?
if [ $exit_status -eq 0 ] ; then
  cvlc /path/to/success_music.mp3
else
  cvlc path/to/fail_music.mp3
fi

 

Workshop de preparação para o Hackathon da Câmara dos Deputados

Quer ganhar uma viagem com tudo pago para passar 3 dias em Brasília hackeando a Câmara dos Deputados e ainda concorrer a um prêmio de R$5.000,00?
 
Venha para o workshop de preparação para o Hackathon da Câmara dos Deputados!
 
O CCSL e o PoliGNU irão realizar no próximo dia 11, quarta-feira, um workshop de elaboração de projetos para o Hackathon da Câmara dos Deputados.

Sobre o Hackathon

Indefinido
Inscreva-se em PoliGNU - Grupo de Estudos de Software Livre da Poli-USP RSS